O TERRÍVEL QUEIJO DE ELLEN G. WHITE
Comentários em azul: Décio ex-iasd.
-“Alimentos cárneos, manteiga, queijo, ricas massas, alimentos temperados e condimentos são usados livremente, por adultos e jovens. Esses artigos fazem sua obra em perturbar o estômago, estimulando os nervos e enfraquecendo o intelecto. Os órgãos produtores do sangue não podem converter esses artigos em bom sangue. A gordura cozida com o alimento torna-o de digestão difícil. O efeito do queijo é deletério”. (conselhos sobre regime alimentar pg 236)
Ellen white disse que o queijo enfraquesse sua inteligência, seu sangue fica ruim e o efeito do queijo é deletério, ou seja, nocivo para a saúde.
-“Tive anos atrás um testemunho de reprovação para os gerentes em nossas reuniões campais, que levavam ao acampamento e vendiam a nosso povo queijo e outros artigos nocivos,...”(conselhos sobre regime alimentar pg 329)
-“Tem-se permitido que as crianças comam carne, condimentos, manteiga, queijo, carne de porco, massas requintadas e temperos em geral. Também se lhes permite comer irregularmente e entre as refeições alimentos não saudáveis. Estas coisas realizam a sua obra de desarranjar o estômago, irritando os nervos a ação fora do natural, e debilitam o intelecto. Não compreendem os pais que estão semeando a semente que produzirá enfermidade e morte.” Testimonies, vol. 3, pág. 136. (conselhos sobre regime alimentar pg 350)
Aqui novamente a Sra White condena o queijo por irritar os nervos, podendo deixar a pessoa débil mental, enferma e até levando à morte. O queijo aqui é relacionado e considerado tão ruim quanto à carne de porco.
-“Queijo nunca deve ser introduzido no estômago.” Testimonies, vol. 2, pág. 68. (idem 368)
-“O queijo é ainda mais objetável. É totalmente impróprio como alimento.” A Ciência do Bom Viver, pág. 302.
-“Alguns levaram queijo para a reunião, e o comeram; se bem que novo, ele era positivamente demasiado forte para o estômago, e nunca aí deveria ser introduzido.” Review and Herald, 19 de julho de 1870.
Ellen White condena o queijo mesmo novo, fresco. (Agora leia Gen18:1-8.)
-“Quanto ao queijo, estou agora inteiramente certa de que não o compramos nem o pusemos à nossa mesa por anos. Nunca pensamos em fazer do queijo artigo de alimentação, muito menos em comprá-lo”. Carta 1, 1875. (idem pg 370)
-“Chá, café, fumo e álcool precisam ser apresentados como condescendências pecaminosas. Não podemos pôr a carne, os ovos, a manteiga e o queijo em pé de igualdade com esses artigos colocados sobre a mesa. Estes não devem ser postos na frente, como o tema principal de nossa obra. Os primeiros - chá, café, fumo, cerveja, vinho e todas as bebidas alcoólicas - não devem ser ingeridos moderadamente, mas rejeitados. Os perniciosos narcóticos não devem ser tratados do mesmo modo que o assunto dos ovos, da manteiga e do queijo.” Manuscrito 5 , 1881(mensagens escolhidas vol 3 pg 287)
Vejam que curiosa e confusa contradição nesta citação da sra white; aqui ela se mostra mais amena ao queijo. em outras ela disse que o queijo nunca deve ser introduzido no estômago, que é totalmente impróprio como alimento, que seu efeito é deletério, relaciona-o junto com a carne de porco, diz que o estômago fica desarranjado e afeta o intelecto, pode trazer enfermidades e até levar à morte, nunca pensou em fazer do queijo como alimento, ele é muito prejudicial, não é saudável, é nocivo, e agora, no entanto, o queijo não deve ser tratado como um “pernicioso narcótico” como o chá, por exemplo, que deve ser rejeitado. Ela deixa claro a entender, que os produtos: chá, fumo, café e álcool devem ser rejeitados; mas os outros como carne, ovos, manteiga e queijo não são iguais aos que devem ser rejeitados. Notem que ela não diz para comer nem diz para rejeitar. Mas se não são iguais, nem devem ser tratados do mesmo modo que os que devem ser rejeitados, Então o queijo agora pode ser consumido moderadamente? É isso? Depois de tudo aquilo que o “terrível” queijo faz com o organismo da pessoa, ela agora não instrui para rejeita-lo??!. Vejam só que confusão: 1º, o queijo traz todos aqueles males que ela citou, e agora ele não deve ser tratado como os itens que devem ser rejeitados!.
-“Foi decidido que em certa reunião campal, não se vendesse queijo aos que se encontravam no acampamento; ao chegar ali, porém, o Dr. Kellogg, para surpresa sua, verificou que grande quantidade de queijo fora comprada para vender na mercearia. Ele e outros objetaram a isto, mas os encarregados da mercearia disseram que o queijo havia sido comprado com o consentimento do irmão ________ , e que não podiam perder o dinheiro nele empregado. Diante disso, o Dr. Kellogg perguntou o preço do queijo, e comprou-o todo, deles. Ele seguira a questão de causa para efeito, e sabia que alguns alimentos geralmente considerados saudáveis, eram muito prejudiciais.” Carta 40, 1893. (idem pg 369)
Aqui ela volta a dizer que o queijo é muito prejudicial. 11 anos atrás,no manuscrito 5 de 1881(citado acima), ela diz uma coisa, e agora(1893) volta a tratar o queijo como algo muito ruim,prejudicial.
-“Nosso cardápio é simples e saudável. Não temos à mesa manteiga, nem carne, nem queijo, nem misturas gordurosas de alimento.” Carta 62 1903 (idem pg 491)
12 anos antes de sua morte(1915), ela condena o queijo como não saudável.
Ou seja: O ministério White da saúde adverte: comer queijo é muito prejudicial à saúde e pode levar à morte.
A bíblia nunca condenou o queijo como prejudicial, ruim, ou fazendo mal à saúde. O próprio Abraão serviu queijo para os anjos de Deus(Gen 18:1-8).
Décio ex-adventista.
Comentário do Bispo
Ciência, veja os benefícios que o queijo pode trazer para sua saúde (Ellen White estava errada o queijo faz bem a saúde!)
Leia: Benefícios do queijo na saúde dentária
Flagrante contradição, falta de senso e completa loucura. Por isso que foi tão fácil a esta mulher, obter o status de profetisa e mensageira de Deus - Uma seqüelada, cujo estado mental foi utilizado na formação de uma crença. No final das contas, tudo desemboca no dinheiro fácil - vindo dos pobres fanáticos, que mal tem para si próprios. Vergonhoso.
ResponderExcluirAgora dá licença, que eu vou alí comer pão com vene...ops... Queijo.
parabens, Décio estás ganhando um pedacinho do inferno, bem quentinho!
ResponderExcluirAté eu que sou leiga em EG consegui entender. Ela quis dizer q queijo eh ruim sim mas café, , sao muito piores, não devem ser consumidos nunca. Já o resto, com muita moderação. Olhe a pirâmide alim dela. E meu, pra quem tem problema de estômago, queijo deeeetona. Sou médica e tenho esse problema. Queijo eh bom pelo cálcio, mas pelo Sódio, misturas,gorduras,eh mesmo.
ResponderExcluirA escritora ellen, diz para não comermos "CARNES" mas jasus comia carne ( peixe) Então ela é contra jesus?? ou peixe não é carne??
ResponderExcluirSobre a alimentação dona Ellen errou feio e muitos hj tiraram esses alimentos por causa dela. A PROVA de que ela esta errada, é que essa demonizaçao da gorduras (que até entao eram fonte natural de saciedade e consumida há seculos) combinam com a recomendação dos medicos da época, que condenaram as gorduras, e junto com o Dr. kellogs (amigo pessoal de Ellen) pregavam um cafe da manha com cereais de milho no lugar de ovos com bacon. O que acarretou nessa epidemia de obesidade, diabetes e cancer com essa supervalorizaçao dos carboidratos. Nao tenho duvida de que essa louca foi usada por satanas pra enfraquecer a saude mental e fisica do povo
ResponderExcluirDe uma olha na clinica adventista sem maldade, clinica de recuperação e de fato carne por serem gordurosas te causam arteriosclerose demoram a fazer digestão, deixa uma carne fora da geladeira por um tempo imagina no seu intestino nao digo que nao como carne como sim outra ate o arroz branco pode de causar arteriosclerose, a realidade é seguinte ela sabia desde aquela epoca alimentos processados e tudo mais faziam mau a saude, voce é o que come , Hipócrates ja dizia faça do seu alimento o seu remédio. em genesis ja diz o alimento certo a ser comido médico sabe de b.... nenhuma entope remédios desnecessáriamente brincam com seus sintomas se tem algo toma isso aparece algo toma aquilo outro.
ExcluirMais vale uma alimentação saudável de qualidade à monte de tranqueira da Monsanto e companhia.