Abhrāhām (Abraão)recebe uma promessa dual
O texto de Hebreus é claro para ser negado, deve se notar
o plural da palavra “promessas”,indicando mais do que uma. Portanto,
devemos entender que as promessas dadas ao patriarca tem um duplo aspecto, é o
que chamamos de promessa dual. Este
ponto deve ser perfeitamente entendido, caso contrário nunca entenderemos os
conceitos e palavras que os apóstolos verteram em seus escritos.
10- Como a leitura
de Genesis 10:1-32 une o patriarca a uma descendência semítica?
Comentário: É muito claro que a linha genealógica é uma linha direta entre Nôah ( Noé) E abhrâham ( Abraão) passando por Shêm ( Sem). Vejamos agora o seguinte, comentário de um estudioso do antigo testamento:
“ Nota-se que Abraão é descendente de Sem,e , daqui por
diante, só essa linha é notada em suas gerações, porque é a única que nos interessa, já que dela descende Davi e
Cristo, segundo a carne,” (veja o livro: Introdução ao antigo testamento, vol.1
Dr. D. D Turner - Instituto bíblico Brasileiro por
correspondência,pág 90).
A genealogia devera ser mantida por uma única razão,por
causa da promessa do descendente ou semente,que agora, deste ponto em diante,
assume uma linha semítica.
Foi o patriarca abhêraham ( Abraão) que recebe do Eterno a promessa.
11-Qual foi especificamente a benção e promessa que abherâham ( Abraão) recebeu?
Leitura bíblica: Genesis 12:1-3
Comentário: Este ponto deve ficar definitivamente esclarecido: abheraham é abençoado com uma promessa dual ou seja significa que possui dois aspecto. A maioria dos estudiosos das escrituras não compreendem a promessa dual que se encontra em Genesis 12,ou fazem uma confusão, misturando o que é individual, com o que é coletivo, o que é espiritual, com o que é nacional.Portanto,estudemos com atenção estes dois lados da promessas.
Os dois aspectos da promessas dual
(1)- Uma promessa espiritual de raça, de povo, de nacionalidade- Que está contida nas palavras: “...de ti farei uma grande nação...”- É uma profecia para o surgimento do povo de Israel. É uma profecia de caráter coletivo.
(2)- Uma promessa espiritual- O descendente prometido em
Genesis 3:15, procederia do patriarca Abraão. Essa promessa estava contida nas
palavras “...em ti serão benditas todas as nações da terra...” – Era a profecia
messiânica para o cumprimento da promessa da humanidade. Esta promessa era de
caráter individual ,ou seja promete um
descendente no qual seriam benditas todas as nações,seria de fato o cumprimento
das profecias.
Portanto, veja que as promessas proféticas podem ser de
caráter coletivo, e caráter Individual.
O descendente de Abraão:
12- Como explica Paulo que o “descendente” prometido a Abraão, é o Messias de Israel? Leitura bíblica: Gálatas 3:8 e gálatas 3:16, Romanos 9: 4-5
Comentário: Sim! É
verdade, foi neste descendente de Abraão que foram “benditas todas as nações da
terra”, pois o descendente prometido a Abraão é o messias ,o salvador. Note-se
novamente que tanto em Romanos 9:4 como em Hebreus 11:17.encontramos a palavra
“promessas” no plural ( indicando) mais do que uma). Não devemos
confundir a promessa de caráter espiritual com a de caráter nacional.
Nota: A palavra Messias é uma transliteração do hebraico MASHIAH, palavra que significa: Ungido- só depois, em grego, é grafado como: cristo. A palavra Mashiah,ou seja , messias ,no passado de Israel sempre foi aplicado à reis e sacerdotes que eram designados para ocupar seus postos por meio de uma cerimônia de unção,na qual um óleo fragrante, composto de quatro perfumes diferentes, era derramado sobre a cabeça do escolhido, portanto a palavra MASHIAH, aplicava-se a reis e sacerdotes.
Mashiah = Messias =
Ungido
Em grego = Cristo [ palavra que não transmite o verdadeiro sentido hebraico que tem a palavra Mâshiah]
13- Como começa o evangelho de Matithyâhu ( Mateus)?
Leitura bíblica: Matithyâhu (Mateus) 1:1
Comentário: A frase “...filho de Abraão...” indica exatamente o cumprimento da promessa de caráter individual
Devemos prestar
especial atenção que em gálatas 3:16,Paulo explica a profecia de Genesis 12,
fez questão de explicar que a promessa não se referia a muitos descendentes
(plural),ou coletivo),Porém referia-se a um só ( individual). Portanto, a
profecia que se refere-se ao povo, à nação de lsrael, era de caráter
coletivo,enguanto que a profecia messiânica era individual ( um só descendente
– semente- Zarah= filho varão).
Promessa dual:
Caráter
coletivo = o povo de Israel, uma nação. Como um povo separado e eleito entre todos os
outros povos
Caráter individual =
um descendente, semente, filho varão= o messias
Desde Adão,que recebeu a promessa em Genesis 3:15, até Noah,
houve uma linha continua de descendente. Desde Nôah até Abraão a linha não foi interrompida. A
promessa messiânica era confirmada e estabelecida por meio das “alianças”
Romanos 9:9 e Genesis 17:21
Em resumo:
Quando o homem foi formado existia um propósito inicial.
O Eterno Criador havia formado o homem no começo para que ele desenvolvesse um
plano, um projeto,um programa, como está escrito em Genesis 1:26-28. Chamamos
esse plano de: Plano original, pois é aquilo que o criador tinha
projetado no inicio para o homem,na origem de todas as cousas. O homem tinha
uma condição de perfeição relativa,sujeita ao crescimento em comunhão com seu
criador, tinha uma posição original que era o modelo dado pelo Eterno onde o
homem tinha satisfatória tarefa de ampliar essa condição até cobrir toda a
terra.
Em pouco tempo,porém nossos primeiros pais se confrontaram com uma escolha que provaria a fidelidade para continuar com esse plano original.
Primeiro um deles, depois o outro, deixaram de fazer a escolha certa, preferindo a mudança de posição por causa da ilusória promessa de “ser igual ao Eterno”(Genesis 3:5). Da pergunta que encontramos em genesis 3:9,podemos deduzir que nossos primeiros pais estavam agora em outro lugar , Fora da posição original. A pergunta: “...onde estás?...” reflete a indagação divina para que o homem compreendesse sua real situação e criasse consciência de que não estava mais no mesmo lugar,na posição e nem na condição que fora formado no começo.Nisso consistia basicamente a promessa de um “descendente”. Era um homem que deveria voltar a essa condição original,como precursor,como o primeiro entre muitos outros irmãos.Por essa razão se manteve uma linha genealógica bem estruturada começando com Adão, para provar ao universo que o homem decaído, que um filho do homem estava voltando à “casa paterna”. ( Hebreus 6:20, Hebreus 2:11, Romanos 8:29).
Aguardem a parte 4
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