mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ex estudante da teologia adventista do SALT- IAENE


A História de  mais um liberto da seita Adventista!







Depois de relutar por algum tempo, venho até vocês para contar um pouco sobre minha história dentro do Seminário de Teologia em cachoeira na Bahia.

 
Cursei os dois primeiros anos da faculdade de teologia no SALT-IAENE em cachoeira na Bahia, (se tiver de relatar tudo o que ouvi e presenciei,
 
Poderia escrever um livro) um tempo o qual me fez perder totalmente a fé na IASD.

 
Lembro que de início para entrar no Seminário, como era solteiro a época era obrigatório que eu morasse pelo menos Um semestre no Residencial Masculino
 
Do campus, com a desculpa de que estaria sendo avaliado. O quarto mais humilde, para ser dividido entre 8 pessoas, custava em torno de R$ 1, 200 fora o custo do
curso em si, deveria ter um gasto médio mensal de 1800 reais (Para viver dignamente dividindo um quarto entre 8 ou 6 pessoas) como eu não possuía todo esse dinheiro
 

(por haver sido explorado e sugado a até quase me matar na obra missionária da "colportagem evangelista") me dirigi até o setor de "Filantropia" no qual fui contemplado
com uma bolsa de estudos de 50%!! A princípio agradeci a Deus em uma pequena prece, por esta "benção", mas em menos de 2 minutos,
descobri que a tal "bolsa" não era bem o que eu esperava, fui designado para trabalhar na cozinha do campus, numa jornada de 6 horas diárias, de segunda a sexta, e mais 9 horas aos domingos. A princípio concordei com a tal "bolsa" (se soubesse um pouco de direito trabalhista na época...) e fui ao trabalho, lembro de ser acordado por uma ligação no sábado de manhã às 6 horas, estavam me chamando para o abençoado "plantão missionário", o qual eu era OBRIGADO a realizar durante dois sábados no mês! Passei dois anos morando na faculdade e tendo que trabalhar aos sábados, lavando pilhas e pilhas de panelas, sob ameaça de perder minha estimada "bolsa de estudos" caso não concordasse em ser "missionário" aos sábados ajudando na cozinha. Certa vez um colega, filho de pais empresários, que lhe
pagavam integralmente os estudos de forma que ele apenas estudava e não trabalhava, se ofereceu na cozinha para "servir como missionário" ajudando a lavar panelas a responsável lhe disse que NÃO e lhe proibiu de ajudar, com a desculpa de que o plantão missionário era apenas para alunos bolsistas.
 
Após isso me desagradei e resolvi não mais trabalhar aos sábados na cozinha, comecei a faltar e logo fui chamado à filantropia, a fim de dar explicações, sofri ameaças de perder
a bolsa de estudos, sofri ameaças de retaliações nos relatórios, e a única pergunta que fiz ao responsável (Sr. Evilásio Campos) pelas bolsas foi:
O Senhor vai mesmo me obrigar a trabalhar aos sábados? Ele não me deu respostas, apenas deu de ombros...
As aulas de Teologia eram muito boas, mas alguns colegas...
Lembro que desde que entrei para assistir a primeira aula, pensava que todos os meus colegas fossem consagrados e de bom caráter, então percebi o quanto estivera errado. Tive muitos colegas comediantes, alguns em especial paravam a aula a cada dois minutos com uma piadinha esperando o riso e incentivo de outros, talvez lhes fosse melhor procurar um Circo. Chegou um ponto em que não conseguíamos prosseguir com a matéria, de tanta interrupção com piadas e anedotas toda à hora, alguns colegas colocavam o celular pra despertar no meio da aula com o som de um relincho de cavalos e gemidos femininos.
 

Da turma de 40 alunos se tivessem 6 ou 7 alunos sérios, comprometidos com o ministério eram muitos. Nossa professora de Língua Portuguesa no primeiro ano, Sra. Maria Conceição, era uma mulher católica  (isso mesmo, em certa ocasião levamos um sermão de outro professor, após ela desabafar que não havia se tornado adventista ainda, em mais de 10 anos de aulas no seminário de teologia, devido ao comportamento e exemplo de seus alunos) ela era a quem mais sofria nas mãos de nossos colegas, que debochavam, atrapalhavam e dormiam em suas aulas.
 
Tínhamos um colega homossexual (enrustido), mas que em suas confidencias particulares com alguns colegas já havia se assumido, tínhamos um colega que virava noites e noites jogando jogos de guerra e tiro, online e reprovando nas matérias, tínhamos colegas solteiros com vida sexual ativa, tínhamos colegas que trapaceavam e colavam nas provas, tínhamos colegas ladrões... Sinceramente você pode achar que estou aumentando, mas você não faz idéia do tipo de homens que tem entrado nos seminários para se tornarem pastores em nossa igreja.
 
Os professores eram bons, exceto os "Doutores" os professores que cursavam ou tinham apenas o mestrado eram mais abertos e "dóceis" de se relacionar, já os professores com Doutorado e Bagagem internacional como a Universidade Andrews ou a La Sierra ou alguma outra européia, eram os piores, frios, arrogantes,
 
E terríveis com os alunos, ostentando sabedoria e tendo prazer em humilhar aqueles que faziam perguntas consideradas "óbvias" ou "ridículas" pela mente superior do Dr..

Questões sobre colportagem, administração da IASD, conduta anticristã, Ellen G. White, eram expressamente proibidas! Sob pena de ficar "queimado" e correr o risco de não receber "O chamado".
 
Fazíamos uma matéria chamada: Formação Moral e Espiritual do Pastor, com o intuito de nos preparar para os horrores da Administração adventista.
 
Abuso de poder, desvio de verba, adultério, perversão moral, perversões sexuais e toda a sórdida podridão que pode nascer no coração humano, o objetivo desta matéria era nos deixar de sobre aviso e aprendermos a passar ver e fazer de conta que não vimos, aprendermos a obedecer cegamente sem questionar, em outras palavras aprender que o pecado não deve ser denunciado.
 
Fora a grande pressão que o pastor adventista sofre, não interessa se ele é bom regador, se é consagrado, se é fiel, ou tem bom relacionamento com sua igreja, apenas duas coisas importam:
 
Batismos e Dízimos, o resto é história!
Essas e muitas outras coisas que aconteceram me fizeram abandonar o Seminário Teológico e abandonar a fé, hoje sou deísta com um profundo senso crítico agnóstico.
A semelhança do papado a administração da Iasd reina soberana sobre a salvação de seu rebanho provavelmente sou tachado como herege ou endemoniado, mas isso já não me importa mais,apenas estou dando um pequeno "testemunho" de tudo o que vi e ouvi no Seio da IASD. Quem tiver duvidas sobre a veracidade do que escrevo que procure um pastor honesto e lhe pergunte como são as coisas no internato e no seminário adventista.
Saudações cordiais, paz e bem.

Adventistas.ws

49 comentários:

  1. Sou teologando do Unasp e quero dizer uma coisa amigo, isso que voce descreveu chama-se HUMANIDADE. Quando encontrar um grupo de pessoas perfeitas, afaste-se delas pra não CONTAMINA-LAS...

    Dios te bendiga
    God Bless you
    Dieu vous bénisse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os adeptos adventistas PRECISAM responder a estas perguntas, pois usam um versículo (jargão) do livro de atos 24:14 para tentarem justificarem que não são uma SEITA. Interpretam a fala de Paulo de forma equivocada, para se justificarem:

      Perguntas:

      1º Qual sistema religioso Paulo pertencia?

      2ª Quando o apostolo Paulo era o perseguidor, a quem ele perseguia?
      E quais os motivos dele perseguir essas pessoas?

      3º Quando Paulo passou a ser perseguido, quem eram seus perseguidores?
      E porque Paulo era perseguido?

      4º Quando Paulo cita a frase "Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

      Atos 24:14. A qual pessoa ou grupo de pessoas ele pronunciou essa frase. E quem eram os que chamavam o "caminho" de Paulo de seita?

      aguardo das respostas.

      Excluir
  2. Voce se tivesse dignidade, iria procurar um trabalho digno,e não ficar sugando o dinheiro alheio, contando mentiras sobre vários assunto...inclusive o principal, para manter sua classe...O DÍZIMO!

    ResponderExcluir
  3. Abre a boca pra dizer que é teologando,como se fosse uma coisa de utilidade, mas não passa de meio de tirar dinheiro dos incautos,pessoas desprovidas de raciocínio lógico. Tenha vergonha na cara, vá procurar uma profissão que viva do suor do seu rosto e, não fique engando o povo crédulo e carente.Se tem uma classe, que devemos nos afastar, uma delas é os teologos, pastores e afins.

    ResponderExcluir
  4. Deus ver as obras de cada um de nos e quem estiver mentindo sera desmascarado no dia do juiz final . Deus sabe que a Igreja Adventista do Sétimo dia e a sua igreja pois pois ela foi profetizada pelos profetas seculos antes dela existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, Profetizou sim. E profecia pra ela está em I Tm 4:1-3.

      Excluir
    2. Os adeptos adventistas PRECISAM responder a estas perguntas, pois usam um versículo (jargão) do livro de atos 24:14 para tentarem justificarem que não são uma SEITA. Interpretam a fala de Paulo de forma equivocada, para se justificarem:

      Perguntas:

      1º Qual sistema religioso Paulo pertencia?

      2ª Quando o apostolo Paulo era o perseguidor, a quem ele perseguia?
      E quais os motivos dele perseguir essas pessoas?

      3º Quando Paulo passou a ser perseguido, quem eram seus perseguidores?
      E porque Paulo era perseguido?

      4º Quando Paulo cita a frase "Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

      Atos 24:14. A qual pessoa ou grupo de pessoas ele pronunciou essa frase. E quem eram os que chamavam o "caminho" de Paulo de seita?

      aguardo das respostas.

      Excluir
    3. Me dê uma nota no final 0-10
      1-Judaismo, classe de fariseus.
      2-Ele perseguia os cristãos, e assim o próprio cristo. O motivo era o zelo pela sua religião diante de uma fé diferente que se estabelecia.
      3-Seus perseguidores eram os da fé que ele tinha abandonado. Estava sendo perseguido por está crendo em doutrinas diferentes das tradições judaicas.
      4-Paulo afirmou que cria nos princípios do judaísmo e adorava o mesmo Deus que eles.

      Atos 24:14. Os opositores da fé cristã, judeus com suas tradições e intolerância religiosa.

      Não sei se era isso que queria, mas acho que essas são as respostas.

      Excluir
  5. Que Deus tenha misericórdia da alma de vocês. Esse é o problema das pessoas. Elas tentam viver a própria vida com base na vida dos outros. Não devemos olhar para o lado e sim para o alto.
    Deixaste de ser adventista por causa das pessoas que faziam coisas erradas. Pois bem, gostaria de lembrá-lo que na classe que dizes que estais, o agnosticismo, também existem muitas, mas muitas pessoas horríveis que fazem igual ou pior do que os "adventistas" como tu o dizes. E então... acredito que depois dessa tu vai deixar de ser isto também. Pessoas influenciáveis são assim mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que julgas os outros como se fosse juiz? Nem sequer sabes que és um langanho de gente, de uma mediocridade whitiana,fanatizado por este sistema carcomido pela mentiras e enganos. Onde vossos líderes s aproveitam da plebe rude, sem capacidade mental de entender que são usados como abastecedores de uma piramide demoniaca. Cala-te, se nada tem a refuta do que foi exposto na matéria. Calado passa-te por sábio!

      O Editor

      Excluir
  6. Meu caro amigo, podes me xingar do que quiser. Eu não me importo. Mas saiba que o problema não está na igreja, como tu o dizes. O problema não está no sistema de bolsas. O problema não está na vida "horrenda", a qual os teus colegas viviam e muito menos na arrogância dos professores com doutorado. O problema está na interpretação errada e orgulhosa das pessoas. Se o Seminário não era o que tu pensava, se tu não te encontrou naquilo que tu achava que era pra ti, não culpe os outros. Todos nós somos resultados daquilo que escolhemos para nós mesmos. Não me leve a mal meu amigo. Para que não me entenda errado eu peço que tu faças o seguinte: Imagine que tudo isso que você leu esteja sendo pronunciado de uma maneira calma e tranquila por mim, apesar de você nem me conhecer. Não estou lhe xingando e nem te desmerecendo, apenas colocando a minha opinião.
    Por mais que tu não acredite no Deus Criador, eu desejo que Ele te abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
  7. Voce julga muito. Refute cada publicação aqui postada, ai saberei que tem condições de dialogo. Teu fanatismo por esta religião te cegou o entendimento.

    ResponderExcluir
  8. Estava lendo, e não pude deixar de comentar sobre essa mafia que é a religião de homens.
    Só deixando claro que acredito fielmente em Deus.

    II Coríntios 9:6 - semeador - Graça ( Será mesmo que Deus está se referindo a dinheiro)
    Malaquias 3:10 - Lei ( Mas aqui ele não se refere a dinheiro) e sim alimento e vestimentas.
    Mateus 25:35-45

    Se o dinheiro é a raíz de todo mal, I Timóteo 6:10, porque o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores
    iria querer?? Isso não tem nada haver com interpretação diferente, pois está bem claro lá em Malaquias o que
    era o dízimo, isso é falta de vergonha na cara de Pastores e todos que "interpretam diferente".
    Deus está acima de tudo isso, tudo o que a igreja prega não se condiz com a verdadeira revelação,
    pois a Biblia também é bem clara quando se refere a templo e igreja, nós somos o templo do Espirito
    Santo, nós somos a igreja. Deus, Jesus e Espírito Santo é separado da maldita RELIGIÃO DE HOMENS
    e olha o que a BIBLIA diz: “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os
    órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.” (Tiago 1:27 ).
    Jesus então não poderia ser o Salvador poque não estudou teologia ou ficou 10 anos em um
    seminário estudando como fazer lavagem cerebral nas pessoas, como arrancar dinheiro delas, etc...
    Jesus é separado de toda essa nojeira de religião e placas de igrejas. Se o que salva é a fé, então por que a placa??? Que Deus abençoe a todos e de o entendimento aos fanáticos por religião para que as escamas dos olhos caiam e comecem enxergar a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o fato de que nós somos a igreja, pois tá na bíblia.

      Excluir
  9. Meu caro, com todo respeito, sou Adventista a 9 anos. DEUS, através dessa igreja me resgatou de um mundo podre.. Estudo aqui no IAENE desde 2009, cursei Administração e agora estou fazendo teologia. por tanto, tenho base para o que vou dizer agora, pois vivo no mesmo ambiente que você. Tudo depende do ponto de vista e da realidade que almejamos para nossas vidas. Sei dos muitos desafios enfrentados pela igreja, mas os seus comentários não passam de mera frustração. Noto em você um homem frustrado, colocando a culpa das suas fraquezas nos outros e que pensas que fazendo assim amenizará a dor de saber que fracassou no ideal de DEUS pra sua vida. Afirmo isso, porque não almejava ser pastor, mas meu coração ardia com a chama do SENHOR me dizendo: esse é o caminho andai por ele, tinha a convicção clara da sua vontade pra minha vida. Lembre-se, quem negou o chamado de DEUS foi você, a responsabilidade é sua tão somente... Espero que vejas a asneira que está fazendo, pois sei que no fundo você você sabe que DEUS é DEUS e não há outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, voce deixou administração, porque sabe que ganhará mais dinheiro sendo pastor, esse seu blá blá blá, de querer fazer "analise" ao falar que temos problemas, é um ato safado de fugir da realidade no meio desse sistema , onde rola muita safadeza. Todo que vivem de dízimos, é ladrão, pois o dizimo já acabou faz tempo.

      Excluir
    2. Esse papo que os pastores adventistas enriquecem com dinheiro de dízimos e ofertas já cansou.O salário de um pastor da IASD independe de quanto é coletado nas igrejas.Ele é FIXO,não importa se o indivíduo pastoreie numa cidadezinha no interior da floresta amazônica,ou num bairro de classe média de alguma grande cidade.Aliás,os dízimos e ofertas nem passam pela mãos dos pastores.Responda-me se puder,'Imperador'...

      Excluir
    3. Isso só aumenta a roubalheira nesse antro....dízimo é roubo!

      Excluir
    4. dizimo é roubo! como manter esta empresa sem o dizimo?ICAR,IPAD,IURD,IASD,IERD,IPDA,IEQ,ENFIM todas roubam ,todas pregam o falso evangelio todas mentem então devemos virar ateus, pois nenhuma vem de Deus, como ser cristão se os apostolos cobravam dizimo, se Abraão pai da fe devolveu dizimo fechem os templos pois Deus é mentira?

      Excluir
  10. Vou falar uma coisa, sou adventista a 10 anos e para sua informação o dízimo é uma forma de se pregar a palavra de Deus no mundo, duvidas disso? Vou lhe dar um exemplo, você conseguiria manter missionários do outro lado do mundo pregando a palavra de Deus com nada, lógico que não, você conseguiria comprar alimentos para famílias pobres da África, não, você conseguiria produzir gravações de músicas, produções de livros, de bíblias sem dinheiro? NÃO, é uma questão de lógica, meu caro, você não pode sair por aí insultando e falando mal de tudo sem pensar no que vai fazer, a culpa não é dos Adventistas se os estudantes que ESCOLHERAM POR VONTADE PRÓPRIA estudar ali são bagunceiros, e sobre os pastores, eu nunca vi um pastor da Igreja Adventista do 7º Dia acusado de desviar dinheiro da igreja, muito pelo contrário, já fui tesoureiro da minha igreja e, o que recebiamos muitas vezes não dava pra suprir as contas de água, luz e as manutenções da igreja, e além do mais, o Pastor nem chega perto do recebido pela igreja, ele recebe pouco mais de UM SALÁRIO MÍNIMO, e á em um sofrimento sem fim, procurar casa, não ter dinheiro pra pagar o aluguel,e de você tivesse sido Pastor, saberia o sofrimento que é ter que sair pelo país inteiro sobrevivendo da venda de livros missionários e pregando a palavra do senhor, e quanto a Ellen White, ela cursou até a QUARTA SÉRIE, e escreveu mais de 100 livros, tenho certeza que você não conseguiria, e ainda mais, uma igreja que prega TODOS OS MANDAMENTOS ESCRITOS POR DEUS, não só alguns como a maioria das igrejas protestantes e não alterando-os como a igreja Católica alterou, enfim, o que você escreveu não passa de uma calúnia das piores que existem, e da próxima vez que for escrever algo, pense bem antes de fazer isso.

    ResponderExcluir
  11. Picoense ela escreveu 100 livros, claro, copiar e colar até uma criança sabe !!!

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo editor do blog, seja TOTALMENTE dependente de Deus. Humilhe-se perante Ele diariamente. Se teu amigo cair em pecado, não caia junto, e muito menos julgue-o. Orei por você hoje. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Moisés Costa, saia desse antro de perdição

      Excluir
    2. Moisés deixe de ser otário

      Excluir
  13. Bom, se ela só tinha a quarta série, esta explicado então.
    Pensei que ele tinha confundido o verde das ervas, mas agora sei que só era ignorante mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria Nicole Toledo, que antes de você fazer qualquer critica destrutiva, pudesse ler algumas das milhares de paginas que a Ellen G. White escreveu então depois voltar nesse mesmo blog e tentar reafirmar o que disse. A não ser que tenha medo dessa ignorante deixar você sem palavras.

      Excluir
    2. Pequeno Grupo Emanuel. Por que, voce não refuta usando os textos da dona Branca? Principalmente os que ela "escrever" as aberrações, estamos no aguardo das suas refutações,ok.

      Excluir
    3. Eu já li, querido!
      Namorei um adventista e tive o desprazer de ser "presenteada" com alguns desses livros!

      Excluir
    4. Voce está coberta de razão,Nicole

      Excluir
  14. Bem vindo ao inferno meu filho! Você já é meuuuuuui. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkllllllllllllllllllllllll


    Ass: Lúcifer

    ResponderExcluir
  15. Bem vindo ao inferno meu anfitrião... Ass: Lúcifer

    ResponderExcluir
  16. meunnime e joão.moro e quixada ceara,graças a deus abandonei a seita adventista, primeirona questão dasdoutrinas biblicas, coo. a trindade,o espirito de profecia, e o dizimo. não percebia que alem d catolicismoaseita adventista tambem e uma grande babilonia; fui adventista ha uns30 anos,o nome deveria mudar para inventista, pq eles inventam, inventam. inventam,etc;

    ResponderExcluir
  17. deixei a adentismo 30 ano de membro,a biblia diz, errais nõ conhecendo as escrituras,e e verdade graças aum estudo cirurgico.percebi que doutrinas como,trindade,espirito de profecia,e o dizimo, são doutrinas não cristã;poisso os adventistas deveriam chamar de inventistas do setimo dia.

    ResponderExcluir
  18. meunnime e joão.moro e quixada ceara,graças a deus abandonei a seita adventista, primeirona questão dasdoutrinas biblicas, coo. a trindade,o espirito de profecia, e o dizimo. não percebia que alem d catolicismoaseita adventista tambem e uma grande babilonia; fui adventista ha uns30 anos,o nome deveria mudar para inventista, pq eles inventam, inventam. inventam,etc;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são fundamentalistas e quem bate de frente eles só não matam porque a lei do estado não premitem

      Excluir
  19. Quase caí nesse engodo adventista, foi por muito pouco. Depois que saí, quando percebi várias coisas estranhas tentei conversar com alguns membros para fazê-los ver os erros da IASD, mas é impossível, eles são cegos e surdos. A lavagem cerebral que é feita ali é muito forte. Impossível dialogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase impossivel fazer isso, a liderança bota a pessoa para correr, eles não largam as tetas das ovelhas,kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  20. Imperador . . . voce é muito babaca mesmo . . .kkkkkkkk....roubaram-lhe as pipas quando eras pequenino ? chutaram-lhe a bunda quando jogavas futebol ? ....como voce é otario .. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roubaram meu dinheiro, em forma de dízimo.Mas parou a mamata, vão ter que trabalhar na enxada.

      Excluir
  21. Pois vou discordar colega de tudo que estais falando!!! Não fis teologia mas me formei em pedagogia no UNASP-ENG, COELHO, e fui regular 2 anos e 1 ano seme seme, e nunca morri!!! Você não daria pra ser pastor em canto nenhum e vê se consegue um trabalho que não tenha muito esforço!!! Pois acho que és preguiçoso e nem um pouco espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce é mais um babaca que sustenta a piramide financeira desse sistema podre

      Excluir
  22. Tem uns dez anos que comecei a assistir o canal Adventista Novo Tempo, sempre gostando muito dos seus Programas! Até que resolvi procurar uma Igreja Adventista para me batizar nos moldes do evangelho. Porém expliquei que não seria um membro frequentador obrigatório daquela Igreja! Lá dentro percebi que não tinha liberdade para transitar, onde eu fosse tinha alguém atrás de mim, me sentia totalmente controlada! Quanto ao Batismo fui informada que teria sim que ser uma frequentadora/Dizimista. Então como sou contra o Dízimo, pois prefiro ajudar pessoas necessitadas não pude ser batizada la! Acredito eu que Jesus não exigia dízimos nos batismos realizados naquela época! Hoje sou mais cautelosa do que nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só dízimos, são varias mentiras doutrinárias que eles ensinam como se fosse verdade. Pesquise mais e chegará a conclusão mais aprofundadas. Um abraço

      Excluir

SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.