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YOCHANÂN (João)17:5

Yochanãn (João), 17:5 Prova a Divindade ou a Preexistência? A resposta é: NÃO!
Ao lado, o texto do evangelho de Yochanãn (´João´) 17:5 em grego.
E, da versão Almeida Revista e Corrigida, 63ª Impressão 1986, transcrevemos o que segue:

“E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com AQUELA ...GLÓRIA... QUE TINHA...CONTIGO ....antes que o mundo existisse”. (´João´ 17:5).

O texto acima citado, tem sido usado por quase todos os teólogos trinitários para tentar provar a “divindade” ,e “preexistência”,do Mashyah.(´Messias´)
Procuraremos, através deste modesto estudo, tentar esclarecer, ao amado leitor, qual é o verdadeiro sentido deste texto; Mas para tanto, é necessário primeiramente, estudarmos, a etimologia (origem) e os diversos sentidos da palavra em questão, ou seja: “doxa² = ´glória´.

Nas Escrituras Hebraicas, a palavra que mais vezes tem sido traduzida por glória é:[dwbk ]= Kavodh, a qual basicamente tem o sentido de “peso”, o que dá peso. (Veja I Samuel 4.18, onde o adjetivo aparentado é traduzido [dbk] pesado). De modo que a glória pode se referir àquilo que faz a pessoa ou a coisa parecer poderosa ou impressionante, tal como a riqueza material[dwbk](Sl 49:16-17), posição ou reputação [ydbk ] (Gên. 45:6).
A Septuaginta(LXX),feita a partir do ano 285 A.E.C,traduziu o Hebraico Kavódh pelo termo: “doxa²  dóxa; Dóxa,significava:opinião, reputação. A primeira dessas idéias desapareceu totalmente, tanto na Septuaginta, como no Novo Testamento. No Novo Testamento, ela passou a significar glória...

Vejamos alguns exemplos, encontrados em o NOVO TESTAMENTO, em que o termo: “doxa², aparece com diversos sentidos...

(A-) Honra [“doxa”=dóxa ]- (Lucas 14.10)

(B-) Esplendor[“doxa”=dóxa ]-   -  (Lucas 2.9)

(C-) Aquilo que dá honra[“doxa”=dóxa ]-ao seu MARIDO,dono ou Criador-I Coríntios 11.7.

No assim chamado Velho Testamento, encontramos várias manifestações da glória do Eterno: h w h y = Yud-He-Waw-He, onde a sua glória é entendida como uma evidência de sua onipotência. Nesse respeito, os corpos celestes visíveis declaram:la–dwbk = a glória de Êl ( Salmos, 19:1)
No monte Sinai,: h w h y–dwbk = a glória de: h w h y =Yud-He-Waw-He evidenciou-se por meio de manifestações atemorizantes como fogo devorador. (Êxodo 24.16,18; 16.10; 40.34-38; Números 14.10-11).

O Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich e Frederik W. Danker, define a palavra:[ “doxa”] dóxa, como se segue: “Dóxa: 1. Brilho, radiância, esplendor.(Lucas 9.31:(doxh=dóxe),Atos,22:11: (doxhV=dóxes);ICoríntios,15:40:“doxa”=dóxa).Glória, majestade atribuídas a Elohim e seres celestiais:¢O_JeoV`thV`doxh¢¼,Atos, 7:2, (doxan=dóxan),  Rom 1:23, (doxhV=dóxes),Tg 2:1;“a glória(doxan+)Apoc.5:12”; “doxhV`tou`Jeou= “glória de Deus”,Apo 15:8” 

Com conotação de poder (Romanos 6:4), reflexo (I.Coríntios 11:7). Magnificência, esplendor dos reis, etc. 2. Fama, prestígio, louvor como uma exaltação da reputação,etc.
Como o leitor pode ter observado os termos: [dwbk ]= Kavohdh,e também o seu correspondente: “doxa”=dóxa).Glória,encerram vários significados...;Os mesmos não podem ser evocados,para afirmar por si sós,A DIVINDADE DE NINGUEM...,pois suas aplicações são quase que infinitas...(Ad Infinitam)
O que ocorre com o termo: “doxa”=dóxa).Glória,é basicamente o mesmo em relação aos termos usados para ADORAÇÃO,REVERENCIA,HONRA;Ou seja:Heb.hwjtch=HISTAHAWAH,e :Grego:proscunew=PROSKYNÉO,que certos “teólogos”,mal intencionados,...quando os vêem aplicados a pessoa do Mestre,costumam ´torce-los´,(II,´Pedro´,3:16),para com isso afirmar A “DIVINDADE DE CRISTO”,....que na realidade foi  dogma forjado(por motivos políticos) pela Igreja de Roma,e imposto pelo imperador pagão Constantino,no concilio de Nicéia que se realizou no (ano 325 E. C.),Este dogma,mais tarde,no ano 381 E.C,foi pelo sucessor de Constantino, chamado TEODÓSIO,onde o mesmo não apenas confiscou os bens de quem não concordava com as decisões dos CONCILIOS,bem como decretou ´PENA DE MORTE´,(Apoc.13:15-17...)para aqueles que discordassem do ´DOGMA DA TRINDADE´,cuja base é o dogma da :...`DIVINDADE DE CRISTO´...
(Queiram ler o estudo: “ ADORACÃO DO MESSIAS,QUAL O SENTIDO?)
Mas,voltemos ao assunto principal...Continuemos...

Após termos visto a etimologia, o sentido da palavra em questão, faremos um apanhado sucinto, da problemática do texto e da razão pela quais muitos teólogos tentam obcecadamente provar a preexistência e a “divindade” do Senhor Yehoshua,fazendo uso de tal texto...
Antes porem, daremos a palavra aos contrários, para que o leitor possa pesar os seus argumentos, e com isso poder tomar  uma posição segura.
O teólogo Adventista Pedro Apolinário, em sua apostila: “AS PRETENSIOSAS TESTEMUNHAS DE JEOVÀ”, mesmo ensinando que este texto, “é uma ´prova´... da divindade de Cristo”,deixa escapar em sua argumentação contra os Russelitas,que o referido termo,não tem apenas o sentido que ele lhe empresta.Ou seja o termo: “doxa² = ´glória´,pode ter outros sentidos.Senão vejamos...
“ Glória -“doxa² .Em geral...representa o termo hebraico Kabodh,que tem por raiz...a de “peso” ou “dignidade”...
O termo hebraico passou a significar...estima,honra,admiração,brilho.Como em português KABODH pode...designar os atributos ou características que produzem ESTIMA,ADMIRAÇÃO...
È usado no Velho Testamento a respeito DE HOMENS...,para descrever a SUA RIQUEZA...,ESPLENDOR,OU REPUTAÇÃO...
A glória de Israel não consistia em seus exércitos, mas sim em Yahwéh (Jer 2:11).
A Septuaginta[285 A.C] traduz o hebraico kabodh pelo termo GREGO doxa ,que no grego clássico significava “OPINIÃO” ou “REPUTAÇÃO”...
A primeira dessas idéias...DESAPARECEU...totalmente tanto na LXX como no Novo Testamento...
Achada já em Homero e Heródoto,esta palavra tem fora do GREGO BIBLICO...uma significação básica que reflete sua ligação com docew-dokéo, isto é ,o que alguém pensa ,opinião.Ela toma duas formas:
1°) Eu penso- a opinião que eu tenho.
(2°) Eu calculo – a opinião que os outros tem de mim....

“...Em várias passagens a palavra significa esplendor que irradia de um ser celestial(Luc. 9:32;Atos 22:11);fama e HONRA...(João 7:18;8:50;II Cor. 6:8;beleza ,excelência ,grandeza (Mat 4:8).
Seu emprego principal... serve para descrever a revelação do carater e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo .Este  é o resplendor da GLÓRIA DIVINA”...

Concordamos com o teólogo neste ponto, pois este argumento encontra respaldo nas Escrituras,especialmente no livro do profeta Yeshayahu(´Isaias´),49:3,onde o próprio Eterno afirma que o Messias seria o SEU REFLEXO,nestes termos:
Ouvi-me, ilhas, e escutai vós povos de longe: O Senhor [Heb.h w h y ]me chamou...DESDE O VENTRE ,DESDE AS ENTRANHAS DE MINHA MÃE ...fez menção do meu nome...[Mat.1.21;Lucas 1:31-32].
E fez a minha boca como uma espada aguda [Apoc.19:15,21],com a sombra da sua mão me cobriu;e me pôs como uma flecha limpa,e me escondeu na sua aljava...
E me disse: Tu és meu servo; e Israel aquele... por quem...[através de quem] HEI DE SER GLORIFICADO...” . (Almeida Revista e Corrigida,63ª 1986).
“Israel, tu és meu servo, EM TI SEREI GLORIFICADO”...(Santuário de Aparecida)

“Eu serei GLORIFICADO EM TI”...(Padre Matos Soares)

“ Em ti...manifestarei...MINHA GLORIA...”(Vozes de Petrópolis)
Leia,´João´ 15.8;Filipenses,1.11.

Continuemos com o teólogo...
“...A gloria de Deus,REFLETIDA EM JESUS CRISTO,...também deve ser vista e REFLETIDA NA IGREJA...(II Cor 4:3-6).O objetivo da Igreja é fazer o que esta ao seu alcance para que o mundo reconheça a GLORIA QUE PERTENCE A DEUS...(Rom. 15:9),a qual é exibida em seus feitos...(Atos:4:21),EM SEUS DISCIPULOS...(I Cor. 6:20)e,acima de tudo,em seu filho,o Senhor da glória...(Rom.16:27).
Esta palavra...é difícil de ser traduzida porque ela pode designar todos os atributos da Divindade....
Não há em português... nenhuma palavra que lhe CORRESPONDA...[SIC!]
....A melhor explicação...para o real significado deste verso foi feita por Walter R.Martin ao analisar os desmandos doutrinários da seita[Ele se refere aos  Testemunhas de Jeová].
“Cristo ora ao Pai, pedindo-lhe para retornar a gloria que TIVERA ANTERIORMENTE... Foi esta oração atendida?Sim.Paulo em Filipenses 2:9 nos cientifica da resposta positiva a esta oração
-”Pelo que também o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome”. [Leia I Corintios,11:3;15:20-28;´João´,13:16;20:21].
Esta passagem da Escritura colocada ao lado de Isaias 42:8 e 48:11...prova quem é Cristo.dando-nos um testemunho INEQUIVOCO...da sua divindade...

Isaias 42:8 e 48:11 Deus declara peremptoriamente que a Sua GLORIA...,que é inerente á Sua pessoa,não poderia ser dada a nenhuma...outra pessoa,...que não fosse divina...
Não existem argumentos entre as Testemunhas de Jeová, que possam combater a VERDADE REVELEDA NESTAS PASSAGENS... DA BÍBLIA...
A declaração de Cristo em João 17:5 revela que ele seria glorificado COM A GLÓRIA DO PAI.... e esta glória NÃO LHE ERA NOVA,desde que ele afirma que ele possuía COM (grego pará) o Pai...
Se João quisesse dar a idéia de ATRAVÉS ele teria usado a preposição grega dia-“diá” e não para-“pará”...
Jesus reclamou... a mesma glória do Pai...e desde que Jeová...afirma que a Sua glória(Isaías 42:8) não seria dada a outro,a unidade de substancia entre Ele e Cristo...é inegável...Eles são um...em todas as suas maravilhosas implicações...e embora NÃO POSSAMOS ...ENTENDER TOTALMENTE...ESTE MISTÉRIO...[Apoc.17:5],ALEGREMENTE VO ACEITAMOS...,e assim fazendo permaneceremos fiéis a Palavra de Deus...
E conclui dizendo:
Este versículo poderia ser explanado assim: “Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na terra, peço-te... [!?]que me restituas...ao GOZO...daquela GLÓRIA INEFAVEL...,que eu,COMO MEMBRO DA TRINDADE...,tinha contigo...,ANTES DA CRIAÇÃO...”(Grifos e sublinhas acrescentados).
Na tentativa tenaz de provar a divindade do Senhor Yehoshua, o Dr. Walter Martim em sua obra “O Império das Seitas”,cita o texto do evangelho de Yohanan (´João´) 17:5, da seguinte forma:
“E agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tinha junto de ti... antes que o mundo existisse”.
Ele diz: “Temos uma prova conclusiva da identidade do Senhor Jesus. Ai está um testemunho perfeito de que Cristo é Deus”.[....]

Creio que deu para o leitor captar toda a ´idéia´,que os tais cérebros teológicos tecem como aranhas em torno desta passagem.
Portanto, partamos agora para a refutação dos argumentos escolásticos e equivocados que tem sido feito sobre este versículo.

Quanto ao “argumento” do teólogo ´adventista apaixonado´, que no fimlogos tentam obsecadamente provar a existresti de sua obra faz o seguinte comentário sobre João 17:5: “Este versículo poderia ser explanado assim: Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na Terra, peço-te que me restituas... ao gozo daquela glória inefável, que eu, como membro da Trindade,...tinha contigo, antes da criação”.Perguntamos:...-Precisaria Ele o Mestre,pedir,algo que já fosse Dele?!-, Analise o leitor o absurdo!
Em atenção à citação feita do Dr. Walter Martim, onde ele faz uma conexão entre os textos: João 17:5, Isaías 42:8; 48.11, formulando assim um argumento capcioso, na tentativa de mostrar que a glória que o Mashyah estava rogando ao Pai, não era outra senão a que ele já possuía,...sendo o mesmo um dos participantes da Trindade; em que Ele formula o seguinte “racioçinio”,de como o Pai,...o Criador: h w h y já havia afirmado através do profeta Yeshayah ( Is 42:8; 48:11), que “a outro não daria a sua glória”;Esta GLÒRIA, não poderia ser dada a outra pessoa se  esta não fosse divina !!!...;E que sendo assim, ele conclui dizendo que o Mashyah é o próprio h w h y encarnado, possuindo assim a glória do mesmo Pai, inerente à sua natureza... (´João´,8:40;14:28;I Tim,2:5;II,2:8).Para tentar refutar os Testemunhas de Jeová,tais teólogos,...fazem uso da teoria KENÓTICA.Citam Mateus 17:2, para mostrarem que mesmo o Mashyah na forma de homem (segundo eles), não teria se esvaziado de sua glória.
E, da versão Almeida Revista e Corrigida, 63ª Impressão 1986, transcrevemos o que segue:

“E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com AQUELA ...GLÓRIA... QUE TINHA...CONTIGO ....antes que o mundo existisse”. (´João´ 17:5).

O texto acima citado, tem sido usado por quase todos os teólogos trinitários para tentar provar a “divindade” ,e “preexistência”,do Mashyah.(´Messias´)
Procuraremos, através deste modesto estudo, tentar esclarecer, ao amado leitor, qual é o verdadeiro sentido deste texto; Mas para tanto, é necessário primeiramente, estudarmos, a etimologia (origem) e os diversos sentidos da palavra em questão, ou seja: “doxa² = ´glória´.

Nas Escrituras Hebraicas, a palavra que mais vezes tem sido traduzida por glória é:[dwbk ]= Kavodh, a qual basicamente tem o sentido de “peso”, o que dá peso. (Veja I Samuel 4.18, onde o adjetivo aparentado é traduzido [dbk] pesado). De modo que a glória pode se referir àquilo que faz a pessoa ou a coisa parecer poderosa ou impressionante, tal como a riqueza material[dwbk](Sl 49:16-17), posição ou reputação [ydbk ] (Gên. 45:6).
A Septuaginta(LXX),feita a partir do ano 285 A.E.C,traduziu o Hebraico Kavódh pelo termo: “doxa²  dóxa; Dóxa,significava:opinião, reputação. A primeira dessas idéias desapareceu totalmente, tanto na Septuaginta, como no Novo Testamento. No Novo Testamento, ela passou a significar glória...

Vejamos alguns exemplos, encontrados em o NOVO TESTAMENTO, em que o termo: “doxa², aparece com diversos sentidos...

(A-) Honra [“doxa”=dóxa ]- (Lucas 14.10)

(B-) Esplendor[“doxa”=dóxa ]-   -  (Lucas 2.9)

(C-) Aquilo que dá honra[“doxa”=dóxa ]-ao seu MARIDO,dono ou Criador-I Coríntios 11.7.

No assim chamado Velho Testamento, encontramos várias manifestações da glória do Eterno: h w h y = Yud-He-Waw-He, onde a sua glória é entendida como uma evidência de sua onipotência. Nesse respeito, os corpos celestes visíveis declaram:la–dwbk = a glória de Êl ( Salmos, 19:1)
No monte Sinai,: h w h y–dwbk = a glória de: h w h y =Yud-He-Waw-He evidenciou-se por meio de manifestações atemorizantes como fogo devorador. (Êxodo 24.16,18; 16.10; 40.34-38; Números 14.10-11).

O Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich e Frederik W. Danker, define a palavra:[ “doxa”] dóxa, como se segue: “Dóxa: 1. Brilho, radiância, esplendor.(Lucas 9.31:(doxh=dóxe),Atos,22:11: (doxhV=dóxes);ICoríntios,15:40:“doxa”=dóxa).Glória, majestade atribuídas a Elohim e seres celestiais:¢O_JeoV`thV`doxh¢¼,Atos, 7:2, (doxan=dóxan),  Rom 1:23, (doxhV=dóxes),Tg 2:1;“a glória(doxan+)Apoc.5:12”; “doxhV`tou`Jeou= “glória de Deus”,Apo 15:8” 

Com conotação de poder (Romanos 6:4), reflexo (I.Coríntios 11:7). Magnificência, esplendor dos reis, etc. 2. Fama, prestígio, louvor como uma exaltação da reputação,etc.
Como o leitor pode ter observado os termos: [dwbk ]= Kavohdh,e também o seu correspondente: “doxa”=dóxa).Glória,encerram vários significados...;Os mesmos não podem ser evocados,para afirmar por si sós,A DIVINDADE DE NINGUEM...,pois suas aplicações são quase que infinitas...(Ad Infinitam)
O que ocorre com o termo: “doxa”=dóxa).Glória,é basicamente o mesmo em relação aos termos usados para ADORAÇÃO,REVERENCIA,HONRA;Ou seja:Heb.hwjtch=HISTAHAWAH,e :Grego:proscunew=PROSKYNÉO,que certos “teólogos”,mal intencionados,...quando os vêem aplicados a pessoa do Mestre,costumam ´torce-los´,(II,´Pedro´,3:16),para com isso afirmar A “DIVINDADE DE CRISTO”,....que na realidade foi  dogma forjado(por motivos políticos) pela Igreja de Roma,e imposto pelo imperador pagão Constantino,no concilio de Nicéia que se realizou no (ano 325 E. C.),Este dogma,mais tarde,no ano 381 E.C,foi pelo sucessor de Constantino, chamado TEODÓSIO,onde o mesmo não apenas confiscou os bens de quem não concordava com as decisões dos CONCILIOS,bem como decretou ´PENA DE MORTE´,(Apoc.13:15-17...)para aqueles que discordassem do ´DOGMA DA TRINDADE´,cuja base é o dogma da :...`DIVINDADE DE CRISTO´...
(Queiram ler o estudo: “ ADORACÃO DO MESSIAS,QUAL O SENTIDO?)
Mas,voltemos ao assunto principal...Continuemos...

Após termos visto a etimologia, o sentido da palavra em questão, faremos um apanhado sucinto, da problemática do texto e da razão pela quais muitos teólogos tentam obcecadamente provar a preexistência e a “divindade” do Senhor Yehoshua,fazendo uso de tal texto...
Antes porem, daremos a palavra aos contrários, para que o leitor possa pesar os seus argumentos, e com isso poder tomar  uma posição segura.
O teólogo Adventista Pedro Apolinário, em sua apostila: “AS PRETENSIOSAS TESTEMUNHAS DE JEOVÀ”, mesmo ensinando que este texto, “é uma ´prova´... da divindade de Cristo”,deixa escapar em sua argumentação contra os Russelitas,que o referido termo,não tem apenas o sentido que ele lhe empresta.Ou seja o termo: “doxa² = ´glória´,pode ter outros sentidos.Senão vejamos...
“ Glória -“doxa² .Em geral...representa o termo hebraico Kabodh,que tem por raiz...a de “peso” ou “dignidade”...
O termo hebraico passou a significar...estima,honra,admiração,brilho.Como em português KABODH pode...designar os atributos ou características que produzem ESTIMA,ADMIRAÇÃO...
È usado no Velho Testamento a respeito DE HOMENS...,para descrever a SUA RIQUEZA...,ESPLENDOR,OU REPUTAÇÃO...
A glória de Israel não consistia em seus exércitos, mas sim em Yahwéh (Jer 2:11).
A Septuaginta[285 A.C] traduz o hebraico kabodh pelo termo GREGO doxa ,que no grego clássico significava “OPINIÃO” ou “REPUTAÇÃO”...
A primeira dessas idéias...DESAPARECEU...totalmente tanto na LXX como no Novo Testamento...
Achada já em Homero e Heródoto,esta palavra tem fora do GREGO BIBLICO...uma significação básica que reflete sua ligação com docew-dokéo, isto é ,o que alguém pensa ,opinião.Ela toma duas formas:
1°) Eu penso- a opinião que eu tenho.
(2°) Eu calculo – a opinião que os outros tem de mim....

“...Em várias passagens a palavra significa esplendor que irradia de um ser celestial(Luc. 9:32;Atos 22:11);fama e HONRA...(João 7:18;8:50;II Cor. 6:8;beleza ,excelência ,grandeza (Mat 4:8).
Seu emprego principal... serve para descrever a revelação do carater e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo .Este  é o resplendor da GLÓRIA DIVINA”...

Concordamos com o teólogo neste ponto, pois este argumento encontra respaldo nas Escrituras,especialmente no livro do profeta Yeshayahu(´Isaias´),49:3,onde o próprio Eterno afirma que o Messias seria o SEU REFLEXO,nestes termos:
Ouvi-me, ilhas, e escutai vós povos de longe: O Senhor [Heb.h w h y ]me chamou...DESDE O VENTRE ,DESDE AS ENTRANHAS DE MINHA MÃE ...fez menção do meu nome...[Mat.1.21;Lucas 1:31-32].
E fez a minha boca como uma espada aguda [Apoc.19:15,21],com a sombra da sua mão me cobriu;e me pôs como uma flecha limpa,e me escondeu na sua aljava...
E me disse: Tu és meu servo; e Israel aquele... por quem...[através de quem] HEI DE SER GLORIFICADO...” . (Almeida Revista e Corrigida,63ª 1986).
“Israel, tu és meu servo, EM TI SEREI GLORIFICADO”...(Santuário de Aparecida)

“Eu serei GLORIFICADO EM TI”...(Padre Matos Soares)

“ Em ti...manifestarei...MINHA GLORIA...”(Vozes de Petrópolis)
Leia,´João´ 15.8;Filipenses,1.11.

Continuemos com o teólogo...
“...A gloria de Deus,REFLETIDA EM JESUS CRISTO,...também deve ser vista e REFLETIDA NA IGREJA...(II Cor 4:3-6).O objetivo da Igreja é fazer o que esta ao seu alcance para que o mundo reconheça a GLORIA QUE PERTENCE A DEUS...(Rom. 15:9),a qual é exibida em seus feitos...(Atos:4:21),EM SEUS DISCIPULOS...(I Cor. 6:20)e,acima de tudo,em seu filho,o Senhor da glória...(Rom.16:27).
Esta palavra...é difícil de ser traduzida porque ela pode designar todos os atributos da Divindade....
Não há em português... nenhuma palavra que lhe CORRESPONDA...[SIC!]
....A melhor explicação...para o real significado deste verso foi feita por Walter R.Martin ao analisar os desmandos doutrinários da seita[Ele se refere aos  Testemunhas de Jeová].
“Cristo ora ao Pai, pedindo-lhe para retornar a gloria que TIVERA ANTERIORMENTE... Foi esta oração atendida?Sim.Paulo em Filipenses 2:9 nos cientifica da resposta positiva a esta oração
-”Pelo que também o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome”. [Leia I Corintios,11:3;15:20-28;´João´,13:16;20:21].
Esta passagem da Escritura colocada ao lado de Isaias 42:8 e 48:11...prova quem é Cristo.dando-nos um testemunho INEQUIVOCO...da sua divindade...

Isaias 42:8 e 48:11 Deus declara peremptoriamente que a Sua GLORIA...,que é inerente á Sua pessoa,não poderia ser dada a nenhuma...outra pessoa,...que não fosse divina...
Não existem argumentos entre as Testemunhas de Jeová, que possam combater a VERDADE REVELEDA NESTAS PASSAGENS... DA BÍBLIA...
A declaração de Cristo em João 17:5 revela que ele seria glorificado COM A GLÓRIA DO PAI.... e esta glória NÃO LHE ERA NOVA,desde que ele afirma que ele possuía COM (grego pará) o Pai...
Se João quisesse dar a idéia de ATRAVÉS ele teria usado a preposição grega dia-“diá” e não para-“pará”...
Jesus reclamou... a mesma glória do Pai...e desde que Jeová...afirma que a Sua glória(Isaías 42:8) não seria dada a outro,a unidade de substancia entre Ele e Cristo...é inegável...Eles são um...em todas as suas maravilhosas implicações...e embora NÃO POSSAMOS ...ENTENDER TOTALMENTE...ESTE MISTÉRIO...[Apoc.17:5],ALEGREMENTE VO ACEITAMOS...,e assim fazendo permaneceremos fiéis a Palavra de Deus...
E conclui dizendo:
Este versículo poderia ser explanado assim: “Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na terra, peço-te... [!?]que me restituas...ao GOZO...daquela GLÓRIA INEFAVEL...,que eu,COMO MEMBRO DA TRINDADE...,tinha contigo...,ANTES DA CRIAÇÃO...”(Grifos e sublinhas acrescentados).
Na tentativa tenaz de provar a divindade do Senhor Yehoshua, o Dr. Walter Martim em sua obra “O Império das Seitas”,cita o texto do evangelho de Yohanan (´João´) 17:5, da seguinte forma:
“E agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tinha junto de ti... antes que o mundo existisse”.
Ele diz: “Temos uma prova conclusiva da identidade do Senhor Jesus. Ai está um testemunho perfeito de que Cristo é Deus”.[....]

Creio que deu para o leitor captar toda a ´idéia´,que os tais cérebros teológicos tecem como aranhas em torno desta passagem.
Portanto, partamos agora para a refutação dos argumentos escolásticos e equivocados que tem sido feito sobre este versículo.

Quanto ao “argumento” do teólogo ´adventista apaixonado´, que no fimlogos tentam obsecadamente provar a existresti de sua obra faz o seguinte comentário sobre João 17:5: “Este versículo poderia ser explanado assim: Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na Terra, peço-te que me restituas... ao gozo daquela glória inefável, que eu, como membro da Trindade,...tinha contigo, antes da criação”.Perguntamos:...-Precisaria Ele o Mestre,pedir,algo que já fosse Dele?!-, Analise o leitor o absurdo!
Em atenção à citação feita do Dr. Walter Martim, onde ele faz uma conexão entre os textos: João 17:5, Isaías 42:8; 48.11, formulando assim um argumento capcioso, na tentativa de mostrar que a glória que o Mashyah estava rogando ao Pai, não era outra senão a que ele já possuía,...sendo o mesmo um dos participantes da Trindade; em que Ele formula o seguinte “racioçinio”,de como o Pai,...o Criador: h w h y já havia afirmado através do profeta Yeshayah ( Is 42:8; 48:11), que “a outro não daria a sua glória”;Esta GLÒRIA, não poderia ser dada a outra pessoa se  esta não fosse divina !!!...;E que sendo assim, ele conclui dizendo que o Mashyah é o próprio h w h y encarnado, possuindo assim a glória do mesmo Pai, inerente à sua natureza... (´João´,8:40;14:28;I Tim,2:5;II,2:8).Para tentar refutar os Testemunhas de Jeová,tais teólogos,...fazem uso da teoria KENÓTICA.Citam Mateus 17:2, para mostrarem que mesmo o Mashyah na forma de homem (segundo eles), não teria se esvaziado de sua glória.

(*) KENÒSIS=ESVASIAMENTO. A teoria Kenótica ensina que o Mashyah sendo o próprio Deus... se esvaziou de toda a sua glória, tornando-se semelhante aos demais homens.Mais detalhes,a refutação de tal ´teoria´,ver tópico: “FILIPENSES ,2.6-11”;Leia,`Isaías´,53.10-12.Para um melhor entendimento do que vem a ser KENÓSIS”.extraímos do: “DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA” Edições: “VIDA NOVA”,p .902 o que segue:                 
 Mas,...voltemos aos argumentos.
Como apelam para tais sofismas,passaremos ao relato sobre a transfiguração, relato este que para muitos é a sustentação da doutrina sobre “a glória inerente à natureza do Cristo”, mesmo este, se encontrando na forma de homem. Leiamos o texto, de acordo com Lucas, 9.29-36.(Idem,Marcos 2-13)
Luc,9: “E transfigurou-se diante deles, e o seu rosto resplandeceu como o sol, e o seu vestido ficou mui branco e resplandecente, e eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,(Hebreus,11.23-29;32,38;I Reis,18.4,19.9;Leia os versos:13,e 39-40). Os quais com glória (doxh=dóxe), falavam da sua morte, a que havia de cumprir em Jerusalém. E Pedro e os que estavam com ele, estavam carregados de sono, e, quando despertaram, viram a sua (de Yehoshua) glória (doxan=dóxan), e aqueles dois varões que estavam com ele.


E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Yehoshua: -- Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas, uma para Moisés, uma para Elias e uma para ti,... não sabendo o que dizia....
E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e entrando eles na nuvem, temeram. E saiu da nuvem uma voz que dizia: - “Este é o meu Filho amado, a ele ouvi”.
Daremos a palavra agora para uma das testemunhas oculares: II Pedro 1.16-17: “Por que não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Yehoshua Mashyah, segundo fábulas artificiosamente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade”.
Portanto, ele recebeu de Deus Pai honra e glória (doxan=dóxan), quando da magnífica glória... (doxhV=dóxes) lhe foi dirigida a seguinte voz: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
Em resumo, nós vemos que a glória manifestada na transfiguração não caracteriza a sua divindade, mas sim, esta glória era um protótipo daquela que ele iria receber após a sua ressurreição, é tanto, que aos discípulos ele disse: “A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos”.... (Mt 17:9, compare  com. Atos, 2:23-36).
A palavra glória (dóxa), mencionada no relato acerca da transfiguração, significa esplendor, brilho, radiação. Esta glória não deve ser entendida como sendo uma evidencia da “divindade do Mashyah”, e nem tampouco comparar com a glória de h w h y mencionada em Isaías 42:8; 48.11. Para tanto, seríamos obrigados a afirmar a consubstancialidade de Elias e Moisés com o Pai, porque eles também apareceram(en``doxh= em glória. ( Lucas, 9:31)...
O esplendor manifestado naquela oportunidade foi devido ao contato direto do Eterno h w h y com o Senhor Yehoshua ( Lc 9:34; 35);O que aconteceu naquela transfiguração,foi algo parecido,como o que ocorreu com Moshé (´Moisés´) que ficou com o seu rosto tão resplandecente,que foi até mesmo necessário usar um véu...para se comunicar com os filhos de Israel, devido o contato direto que teve com h w h y. ;Vejamos Êxodo 34:29-33.
“Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver falado com ele, Elohim”.
Olhando Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, a pele do seu rosto resplandecia pelo que tiveram medo de aproximar-se dele.
Moisés, porém, os chamou; Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele, e Moisés lhes falou.
Tendo Moisés acabado de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto.
Yehoshua não aceita a glória (doxan)dos homens (João 5.41), ele não busca a sua própria(doxan= glória ( João 8:50).
Ele ensinou a seus discípulos a não aceitar ou buscar (doxan)a glória dos homens  (João 5:44); os discípulos seguiram o seu exemplo (doxan=I Tessalonicenses 2:6).
Yehoshua não buscava a glória dos homens, mas sim aquela (doxh=glória) que o Pai lhe reservou antes da fundação do mundo.
Em oração ele roga ao Pai para que o glorifique(doxason=doxason), com aquela glória que ele já possuía com o Pai.
“E agora, Pai, glorifica-me em tua presença com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”. (João 17:5).
Esta parte de sua oração sacerdotal não indica a sua preexistência, e nem a sua divindade. Ele orava, não para que o Pai lhe restituísse a glória que ele possuía como um ser preexistente, mas sim, para que o Pai lhe glorificasse (Gr. Doxason) com aquela glória que o Pai lhe havia reservado (Heb.12:1-2) antes da fundação do mundo. E em concordância, com isto, a própria Bíblia de Jerusalém (católica)reconhece que o texto de João 17:5,esta sujeito a VARIANTE,...E,a partir daí nos oferece as seguintes opções de tradução deste texto.Senão vejamos:
“r) Var.: “a glória..que EXISTIU...JUNTO DE TI...”;ou “ a GLÓRIA...da qual eu existo”....;ou: “ a GLÓRIA JUNTO DE TI”...
“S) A GLÓRIA...que Jesus possuía,em sua preexistência divina....ou...A GLÓRIA QUE O PAI....LHE RESERVA...,DESDE TODA A ETERNIDADE” página.1408.