mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

Elias e Enoque,morreram?






Muitos religiosos acreditam que Enoque foi levado ao céu sem morrer devido à interpretação que dão aos textos de Gênesis 5:22-24 e de Hebreus 11:5 onde aceitam como sendo uma declaração de que Enoque não morreu, mas que foi arrebatado vivo ao céu, tendo sido levado corporalmente aos céus espirituais por Deus.
Igualmente dizem isso acerca de Elias, outro profeta que segundo interpretam, foi levado para o céu espiritual sem provar a morte, sendo arrebatado com seu corpo físico de carne e sangue até a presença de Deus.

Nem uma parte das Escrituras de fato afirma ou dá suporte para quaisquer dessas interpretações.

Vamos analisar as provas bíblicas que provarão que estes dois homens morreram sim, estando agora, junto a muitos outros humanos esperando a ressurreição dentre os mortos.

Notemos que, com relação a Enoque, se diz em Gênesis que ele andou com Deus.
Está é uma declaração que faz distinção entre Enoque e os seus contemporâneos, dando a entender que não havia naquela época ninguém que andava com Deus, o que significa que ninguém tinha um relacionamento fiel para com Deus em meio àquela geração.  Isso concorda com o que nos diz Judas em seu livro no verso 14 dando a entender que Enoque presenciava a iniquidade em grande escala entre sua geração, denunciando e condenando-a. 

Enoque como profeta certamente proclamou o conteúdo da revelação que lhe foi dada à sua geração, o que certamente fez dele alvo de ódio e perseguição como sempre acontece com os profetas de Deus que denunciavam as iniquidades dos povos.   Alguns dizem que Enoque não morreu, mas foi "transladado vivo".
Porém, Enoque morreu sim.
Mas se Enoque morreu, como entender então a expressão: "Pela fé Enoque foi transladado para não ver a morte" ou como diz outras traduções: "transferido".
Hebreus 11:5

Entendendo os termos.

Não "ver", não significa não passar pela experiência, ademais não existe nenhuma declaração nas Escrituras dizendo que ele não tenha morrido, ninguém pode achar uma declaração com base nos idiomas bíblicos nesse sentido.
Pense no seguinte exemplo: Alguém que faz uma cirurgia, não sente a dor dos cortes devido à anestesia que lhe foi aplicada, mas isso não indica que não passou pela mesma.
Para ir do Paraná ao Rio Grande do Sul, tenho de passar por Santa Catarina, porém se durante a passagem por Santa Catarina eu venha a dormir, pergunto: Eu vi Santa Catarina? Não, eu não vi a cidade e nem minha passagem por ela. Mas pergunto novamente:
Eu passei por Santa Catarina? Sim. Claro que passei pela cidade, mas não vi a cidade, embora tenha passado por ela, pois eu fui tomado pelo sono.
Veja o que a Bíblia diz e veja o que ela não diz.   Hebreus 11:5 , 13

Ademais a palavra "ver" (eido) pode significar: "perceber pelos sentidos, experimentar um estado ou condição"

Assim podemos bem entender que o ocorrido com Enoque foi que ele morreu de uma forma na qual não teve nenhuma percepção do fato.  Podemos comparar a passagem do estado de acordado para o de sono, situação ou passagem da qual ninguém consegue compreender ou sentir quando ocorre, pois só nos damos conta de que dormimos ao acordarmos e vermos que "caímos" no sono.

Como entender também a substituição da frase "e morreu", que ocorre em todos os finais de frases que descrevem a vida de seus antepassados, pela expressão: "depois não era mais porque Deus o tomou"?
A resposta não é difícil e deve ser conciliada com todo o contexto bíblico.

O que ocorreu com Enoque foi o mesmo que ocorreu com Moisés. Não eles não foram levados vivos aos Céus; mas assim como Moisés que morreu, Enoque morreu, porém seu corpo foi escondido por Deus de modo que ninguém soube do paradeiro de Enoque, procuraram-no, mas não foi encontrado.
De modo que a ausência das palavras "e morreu" não significa que Enoque não havia morrido e sim que sua morte se deu de uma forma desconhecida e diferente da dos demais, sendo atribuído a Deus o seu desaparecimento.
Deuteronômio 34:5-6  Hebreus 11:5

Além de todas estas explicações simples para se entender e se compreender o texto, temos o fato de que a interpretação de que Enoque e Elias não morreram, mas foram levados ao céu em seus corpos físicos sem morrer está em flagrante conflito com numerosas declarações bíblicas. Vamos analisá-las mais abaixo.

Foi Elias para os céus espirituais, levado pela carruagem de fogo?

Resposta: Não!  Para os céus espirituais não.  Vejamos o porquê.

Vamos 1° mostrar uma base cronológica para estabelecer este fato.
E 919 AEC Jeosafá e seu filho reinam em "Judá", 2 anos mais tarde o filho de Acabe e Jezabel, Jeorão, o outro Jeorão, começa a reinar em "Israel", em 917 AEC ou seja, no 2° ano em que reinavam Jeosafá e seu filho juntos em "Judá".   2° Reis 1:17

Neste mesmo período 2° Reis 2:10-11 relata-nos que Elias foi arrebatado ao céu num carro (carruagem) de fogo, ou seja 917 AEC. Anos mais tarde , quando o Jeorão de "Israel", filho de Acabe está no seu 5° ano de regência , ou seja 913 AEC o outro Jeorão filho de Jeosafá, assume "oficialmente" a corregência com seu pai , é a partir daí que se começa a contar seu reinado que durou 8 anos. 2° Reis 8:16-17

Foi a esse Jeorão de "JUDÁ" que chegou uma carta da parte de Elias, algum tempo depois de 913 AEC, pois pelo que parece seu pai já havia falecido. Parece também que após o aviso passaram-se mais 2 anos até que a doença incurável de Jeorão o levasse à morte, ou seja, a carta talvez tenha chegado em 908 ou 907 AEC e sua morte ocorreu em 906 ou 905, fechando assim seus 8 anos de reinado. 2° Crônicas 21:1,12-20

Assim fica evidente que Elias estava vivo na Terra, pelo menos 5 anos depois de ter tido a experiência na carruagem de fogo embora não avisasse pessoalmente a Jeorão, estava a par dos assuntos para escrever uma carta de repreensão pelo proceder que Jeorão adotou, proceder este que Jeorão adotou muito depois de Elias ter tido a experiência na carruagem.
Elias sabia do proceder de Jeorão porque estava vivo, porém em uma região não mencionada, atuando ainda como profeta de Jeová.
Nem mesmo seu sucessor Eliseu,dava a entender que ele tinha sido levado ao céus espirituais.
Ele sabia que Jeová os tinha separado definitivamente, mas que estava vivo na Terra.

Os filhos dos profetas até mesmo puseram a disposição 50 homens para procurar Elias pelos montes e vales Eliseu sabia que Jeová não permitiria que ele fosse encontrado, não porque ele tivesse ido para o céu espiritual mas porque Jeová os separara, colocando Elias em outra designação, foi profeta em Israel, agora seria em Judá.
Porém, Eliseu permitiu que fossem o procurá-lo pelos montes e vales mas sabendo que não o encontrariam.
2° Reis 2:15-18

Embora essa prova cronológica com base na Bíblia seja suficiente com o apoio do livro de Crônicas.
Crônicas significa:"Narração histórica por ordem cronológica"

Alguns precisam de mais provas, portanto, vamos a mais algumas.

Carne e sangue (corpo físico) não podem herdar o reino dos céus conforme 1° Corintios 15:50, e a Bíblia deixa bem claro que para ir ao céu espiritual a pessoa tem de morrer e receber um corpo espiritual que é diferente do físico.  
1° Coríntios 15:35-38 43-45   João 12:23-25   3:5-6

Arrebatado pode significar: "Tirar com violência ou força, arrancar, levar, desprender..." Dicionário Aurélio
Mas não diz que tal palavra signifique levar para região celestial, leia estes textos na versão Almeida. 
João 6:15 10:28 Judas 23 Atos 8:38-40
Analise se nestes textos arrebatar se refere a levar para o céu.

No caso de Enoque, a palavra usada por Paulo para falar da transferência de Enoque significa uma "passagem ou uma travessia". Esta travessia feita por Deus e, segundo contexto, não foi percebida por Enoque.
Como já dito, de forma alguma significa que ele não tenha morrido.

Quando a Bíblia fala "céus", nem sempre está se referindo ao céu espiritual.
Tiraria esta conclusão de textos tais como Provérbios 30:19, Mateus 6:26 e Gênesis 1:26?

Céu pode também ser uma referência à nossa atmosfera e é por esta atmosfera ou céu que Elias foi transportado, onde hoje trafegam as aeronaves e voam os pássaros.

Observe também estes textos: Ezequiel 3:12, 8:3 , 11:1, 11:24, 43:5.

Embora os textos acima façam alusão a visões, mostram que não está fora de cogitação Jeová realizar tais feitos com seus servos. Veja também. 1°REIS 18:12 . Veja nota na Bíblia Plenitude e na NVI de estudo.

Lembre que como citado acima, quando Elias foi levado na carruagem de fogo, não adiantaria ir procurá-lo, pois não o achariam; o que era típico deste profeta.   Veja: 1°Reis 18:10 1° Reis 17:2-7


Jeová chegava a alimentar Elias milagrosamente para que ele não precisasse se expor e ser descoberto enquanto ficava escondido de seus inimigos.  Quando isso ocorreu novamente no caso em 2° Reis 2:11,16, Eliseu, sendo íntimo e obediente aprendiz de Elias, sabia que não adiantaria e que não deveria ir procurá-lo.


Ademais, a Bíblia deixa claro que não há homem que viva e que não veja a morte, ou seja, que não morra.
Nem mesmo Jesus fugiu à regra.  Claro que Jesus não merecia morrer, mas morreu devido a assumir a culpa pelos nossos pecados e foi ressuscitado num corpo espiritual.    Salmo 89:48  1° Cor 15:45  1° Cor 3:18


Como então qualquer outro humano na Terra poderia escapar de morrer?


Jesus disse que entre os nascidos de mulheres, NINGUÉM era MAIOR do que João Batista, mas o MENOR no Reino dos CÉUS é MAIOR do que ele.  Assim entendemos que João Batista não estará entre os que irão para os céus e nem Enoque, os quais não nasceram da água e do espírito.  João 3:5-8
Se João Batista que era maior que Enoque e que Elias, não iria para o céu, como estes o poderiam.
As Escrituras nos mostram que esta oportunidade de ir para o céu só se abriu a partir da época de João em diante. 
Mateus 11:11-12
Ademais, o pacto para um reino só foi feito com os apóstolos, de modo que se alguém pudesse entrar nesse pacto, eles só poderiam fazê-lo após a inauguração deste pacto, pacto que foi feito, não no passado, mas em 33 AEC.
Lucas 22:28-30   12:32   Jeremias 31:31-32

No livro de Hebreus, capítulo onze, depois de falar a respeito de uma série de Testemunhas de Jeová do passado, se declara no versículo cinco o profeta Enoque.  Embora não mencione Elias por nome, ele certamente não é incluído pela falta de "tempo", embora certas descrições pareçam se referir a ele.  Hebreus 11:32,  37-38


Veja caro leitor que no versículo 13 se declara: "TODOS ESTES MORRERAM EM FÉ".
Enoque e Elias estão incluídos e como diz o verso 39, os daquele tempo, não obtiveram naquele tempo o cumprimento das promessas, visto que eles não seriam aperfeiçoados antes dos cristãos, para os quais Deus agora, reservava algo melhor.  Esse "melhor" é a chamada celestial a qual não estava à disposição naquela época.
Hebreus 3:1  
Isso é uma clara prova de que tais testemunhas citadas que incluem Enoque e Elias, morreram e ainda aguardam as suas recompensas.

A Bíblia diz que a morte reinou (dominou) e se espalhou a "todos" os homens, contrariando a idéia de alguém ter sobrevivido a ela.  Não existe nada neste texto que limite a palavra morte a uma morte apenas espiritual.


João 8:53 nos mostra que os profetas morreram (Enoque e Elias eram profetas).
Não se excluiu ninguém destes textos bíblicos, o que certamente fariam se de fato houvesse a certeza de que algum destes servos de Deus tivessem sido levados ao céu em vida com seus corpos físicos sem passar pela morte.
A Bíblia é bem clara, e veja o que Jesus falou contrariando a idéia de alguém ter subido ao céus antes dele mesmo em João 3:13


Hebreus 10:20 nos mostra que era "novo" o caminho ao céu que foi "inaugurado" por Jesus Cristo.
Antes dele ninguém poderia ter ascendido aos céus espirituais.  João 3:13
Também Hebreus 9:8 nos mostra que foram esclarecidos de que caminho para o santuário ou lugar santo céu não havia sido descoberto (ou manifestado) enquanto o tabernáculo e tudo o mais que estava relacionado ao antigo pacto ainda estava de pé ou em funcionamento.
Quando é que tudo relacionado à lei foi cumprido atingindo seus objetivos?  
Na morte de Cristo e no derramamento do espírito santo  ao trazer à existência a congregação ungida.
Efesios 2:15 Romanos 10:4

A partir daí foi manifestado ou aberto o caminho aos céus espirituais conforme Hebreus 10:20 e as figuras terrenas passaram a dar lugar às realidades celestiais.  Colossenses 2:17   Hebreus 8:5   10:1

Porém Jesus é o primeiro ou precursor como diz Hebreus 6:20  a ser ressuscitado à esfera celestial.
Atos 26:23   1° Cor 15:20  Colossenses 1:18

Precursor é quem vai na frente, o pioneiro ou o primeiro.
Se outro antes de Cristo já houvesse inaugurado este caminho, tendo sido já levado aos céus, então Paulo e os outros cristãos estariam mentindo ao escreverem todas estas palavras já citadas.

Para quem não é mente fechada, preconceituoso e teimoso, a explanação precedente já basta para mostrar que nem Elias, nem outro foi levado ao céu espiritual, no caso de Elias, foi-se levado pelo céu físico, para uma outra designação profética.  É como se ele tivesse tomado ''um avião" para outro território e viajado pelos céus até outro lugar.


Certamente que "não ver a morte" não significa não morrer, mas sim que a segunda morte não tocará ou será sentida pelos servos fiéis de Deus.  João 8:51  Apocalipse 2:11
Podemos ver dos textos bíblicos que Enoque "não viu a morte", pois Deus abreviou seus dias, protegendo-o da perseguição e de acabar sendo corrompido pelo pecado dos que o rodeavam, o que o faria entrar em condenação.
Compare com Marcos 13:20


Este é o sentido exato dos textos e a verdadeira interpretação. Quaisquer outras formas de interpretar o texto bíblico alegando que estes não morreram literalmente mas que foram levados fisicamente vivos ao céu é heresia e apostasia da verdade contida nas Escrituras. Fique com a verdade e rejeite a mentira e seus promotores.
Contradizer as Escrituras para tentar defender uma crença sem sustentação é perder a mira da verdade.

Alguns poderiam dizer: "Então está bem; ele não foi para o céu, mas está então na região espiritual chamada de seio de Abraão onde está também o Lázaro que foi desprezado pelo rico conforme a narrativa de Lucas 16:19".

Veja igualmente onde está a falha desta interpretação no link abaixo:




Procure pelo tópico: O rico e Lázaro.


Outras questões:  

Eram literalmente Moisés e Elias que estavam com Jesus no monte na transfiguração?




Não! O que ocorreu no monte da transfiguração foi uma visão concedida por Jesus retratando-o no poder do Reino, ou seja, uma antevisão ou profecia. A princípio Pedro não entendeu que se tratava de uma visão, chegando a oferecer tendas àqueles que equivocadamente achava estar literalmente ali. Moisés e Elias na visão do monte, representavam a lei e os profetas, que na visão estavam a dar testemunho de que Jesus era o prometido Cristo. Não era uma comunicação com os mortos, pois tanto Moisés como Elias estavam mortos nessa ocasião - como ainda estão. Visto que Jesus é que viria a ser o primogênito dentre os mortos, as primícias dos que haviam adormecido na morte, é, portanto, o primeiro a inaugurar o caminho aos céus por meio do seu sacrifício.   

Mateus 16:28   Lucas 9:28-33  2 Pedro 1:16-18
Lucas 16:29-31  Lucas 24:27 Colossenses 1:18 Apocalipse 1:5 Deuteronômio 18:11-12 Hebreus 11:13 Hebreus 9:8-11 Hebreus 10:19-20

Esta visão igualmente apontava para a futura obra que os discípulos de Jesus desempenhariam, pois assim como
Jesus era Moisés e João Batista era Elias, os cristãos seriam Moisés e Elias por realizarem uma obra que seria feita no poder e espirito de tais. Obra essa profetizada em Apocalipse 11:5-6.

Deuteronômio 18:15, 18-19   Atos 3:19-23
Lucas 1:13-17   Mateus 11:13-15    17:10-13  
Apocalipse 11:3-6  12:6

A transfiguração foi uma "visão" conforme Mateus 17:8-9, e, em visões, são usadas figuras e elementos que não necessariamente correspondem a objetos, animais e pessoas literais, como se pode ver de textos tais como Apocalipse 17:9-14.
Visões não devem ser entendidas de forma literal, a menos que haja no contexto uma base para isso.

Pregar que Elias e Moisés haviam ressuscitado ou que que Elias havia descido do céu para falar com Jesus são declarações descabidas, que contradizem terminantemente as Escrituras.   João 3:13   2 Timóteo 2:18   Atos 26:23
Não se pode chamar de cristão quem advoga e promove tais tolices.

Alguns chegam ao disparate de declarar que Jesus ao morrer ressuscitou algumas pessoas e que estas são os cativos que junto dele ascenderam ao alto.  Bem, mesmo que isso fosse verdade, ainda assim isso teria ocorrido após a sua morte, e não enquanto vivo no monte onde houve a transfiguração.  Mas acesse o link abaixo e veja como esta crença sem base nas Escrituras igualmente é falha em sua interpretação.


De fato, Moisés e Elias estão mortos pois como humanos morreram fisicamente, estando vivos do ponto de vista de Deus, o qual, a seu tempo, os trará de volta à vida na Terra por meio da ressurreição dentre os mortos.
Nem Enoque nem Moisés e nem Elias estão vivos atualmente, mas estes virão a ser ressuscitados no dia do juízo, o qual terá a duração de mil anos, no qual estes e muitos outros santos fiéis serão trazidos à vida e receberão o cumprimento da promessa.   Hebreus 11:13  


Esperamos que os que defendem ideias diferentes aceitem o testemunho veraz das Escrituras e deixem de propagar heresias.


_________________________