mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMO GUARDA O SÁBADO


SÁBADO
Como deve ser observado?
 “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH), digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH), e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH) o disse”. Isaias 58:13,14




             No texto de I Samuel 3:20 El faz uma advertência ao seu povo: “porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. A importância do sábado é tão grande, haja vista, que este foi constituído um sinal  entre El e o seu povo. Ezequiel 20:12,20 “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH) que os santifica. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Yúd-Hê-Wau-Hê (YHWH) vosso El (Deus).

Algumas denominações religiosas, afirmam serem guardadores do Sábado, o sétimo dia da semana, mas fica uma forte pergunta no ar, COMO DEVE SER OBSERVADO O SÉTIMO DIA, O SÁBADO? Caro leitor, a palavra de El (Deus) deve ser sempre a nossa base de fé, o caminho mais seguro a percorrer, portanto vejamos o que ela diz sobre o assunto:  
Em Gênesis 1:1-5 “NO princípio criou El (Deus) os céus e a terra, e a terra era sem forma e vazia; e havia TREVAS sobre a face do abismo; e o Espírito de El (Deus) se movia sobre a face das águas. E disse El (Deus): HAJA LUZ; e houve luz.  E viu El (Deus) que era boa a luz; e fez El (Deus) SEPARAÇÃO entre a LUZ e as TREVAS (que já existia).  E El (Deus) chamou à LUZ DIA; e às trevas chamou NOITE. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

           No versículo 2, percebemos que só existia trevas (noite), isso continuadamente. Já no versículo 3, notamos que com a criação da luz (dia), houve a separação entre o dia e a noite.

             Faremos agora uma análise cuidadosa sobre o assunto.
            
             Muitos afirmam que tarde é noite, e manhã é dia! Deixando em aberto as seguintes perguntas:

Durante a noite (trevas), podemos ver o sol?
Durante o dia (luz) podem serem observadas a lua e as estrelas?
           Conforme os textos de Gênesis 1:14-18 “E disse El (Deus): Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez El (Deus) os dois grandes luminares: o luminar maior (o sol) para governar o dia, e o luminar menor (a lua) para governar a noite; e fez as estrelas. E El (Deus) os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu El (Deus) que era bom”. (veja também Salmo 136:8,9)

Podemos afirmar que os luminares foram criados por duas razões primárias, são elas: Para fazer separação entre o dia e a noite, e para contagem de tempos.

             Em Gênesis 8:22 El disse: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

           Quando El (Deus) deu mandamento para santificar o Sábado, Ele nos manda guardar o dia ou à noite? A parte clara ou a escura do sábado? Vejamos o texto de êxodo 20:8-11 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Yúd-Hê-Wau-Hê  teu El (Deus); não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Yúd-Hê-Wau-Hê  os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Yúd-Hê-Wau-Hê o dia do sábado, e o santificou”.

Disse El: “Seis dias trabalharás”

Para entendermos melhor, recorreremos à matemática.

6x24 = 144

           Se o dia citado no texto a cima, fosse de 24h, ou seja, dia e noite, então, a ordem dada pelo Eterno é para que o homem trabalhasse 144h ininterrupta por semana, tendo direito ao descanso de apenas 24h. Tem algo errado, não é mesmo? Amado leitor, de fato o sábado começa ao por do sol da sexta-feira, todavia, o mandamento de El não é para que se guarde a noite do sábado, e sim o dia, a parte clara.          

Outros textos bíblicos confirmam que dia é dia, e que noite é noite. Vejamos os exemplos a seguir:

De Moisés

·     Êxodo 24:18 “E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.
·        Êxodo 34:28 “E esteve ali com o Yúd-Hê-Wau-Hê quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.
·        Deuteronômio 9:9 “Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Yúd-Hê-Wau-Hê fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi, e água não bebi;
·        Deuteronômio 9:18 “ E me lancei perante o Yúd-Hê-Wau-Hê, como antes, quarenta dias, e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do Yúd-Hê-Wau-Hê, para o provocar à ira.

De Elias (I Reis 19:8)
·        “Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de El (Deus).

De Jonas (Jonas 1:17)
·          “Preparou, pois, o Yúd-Hê-Wau-Hê um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”.

·          De Yehôshua (Mateus 4:2 e 12:40)
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra”.

            No Salmo 104:19 - Quanto da lua e do sol, diz: “Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso”

O que acontece durante a noite, segundo o Salmo 104:20,21: “Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva. Os leõezinhos bramam pela presa, e de El (Deus) buscam o seu sustento”.

Veja também o que acontece durante o dia, segundo o Salmo 104:22,23 – “Nasce o sol e logo se acolhem (os animais), e se deitam nos seus covis. Então sai o homem à sua obra e ao seu trabalho, até à tarde”.

Agora, com a palavra os profetas.
Jeremias 31:35,36  - “Assim diz o Yúd-Hê-Wau-Hê, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o Yúd-Hê-Wau-Hê dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o Yúd-Hê-Wau-Hê, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre”.

O Yúd-Hê-Wau-Hê desafia o sistema religioso, vejamos: “E veio a palavra do Yúd-Hê-Wau-Hê a Jeremias, dizendo: Assim diz o Yúd-Hê-Wau-Hê: Se puderdes invalidar a minha aliança com o dia, e a minha aliança com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo, Também se poderá invalidar a minha aliança com Davi...” (Jeremias 33:19-21)

Jeremias 33:25,26 “Assim diz o Yúd-Hê-Wau-Hê: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não puser as ordenanças dos céus e da terra,Também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi...”

Será que o Eterno, o Yúd-Hê-Wau-Hê mente ou não cumpre as suas promessas? Numero 24:17; Malaquias 3:6; Tiago 1:17

         Aprofundado no assunto em tela, observamos os seguintes detalhes: 

         Céu - Hebraico é Shamaim.
Terra - Hebraico    é Eh retz.
No principio criou El os Céus e a terra, e havia trevas sobre a face do abismo, observe que as trevas já existiam, então criou El o dia. Já havia trevas (escuridão), que é igual à noite. Antes que o dia fosse criado não havia contagem de horas (tempo).
E disse El haja luz (em hebraico AOR) e fez separação entre a luz e as trevas, e El chamaram as trevas de noite (hebraico laiil), e a luz chamou de dia (YOM).
Noite do pôr do sol ao nascer do sol = 12 horas.
Dia do nascer do sol ao pôr do sol= 12 horas.
Para sinais e para tempos determinados e para dias e anos, é usado o espaço completo de 24h, não para a observância do Sábado. Que deve ser somente o dia, às 12hs da parte clara, período em que normalmente se trabalha.

Vejamos o que nos diz o livro de Neemias 13:15-22 “ Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso El (Deus) todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.
         Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém (chegando o fim da tarde, a noite) antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado;
e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. Então os negociantes e os vendedores de toda a mercadoria passaram a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes. Protestei, pois, contra eles, e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão de vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado. Também disse aos levitas que se purificassem, e viessem guardar as portas, para santificar o sábado. Nisto também, El (Deus) meu, lembra-te de mim e perdoa-me segundo abundância da tua benignidade.
                                                               
Outro texto semelhante é o de Jeremias 17:19-22 “Assim me disse o Yúd-Hê-Wau-Hê: Vai, e põe-te à porta dos filhos do povo, pela qual entram os reis de Judá, e pela qual saem; como também em todas as portas de Jerusalém. E dize-lhes: Ouvi a palavra do Yúd-Hê-Wau-Hê, vós, reis de Judá e todo o Judá, e todos os moradores de Jerusalém que entrais por estas portas. Assim diz o Yúd-Hê-Wau-Hê: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém; Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais”.

COMENTÁRIO:
Neemias percebeu que os comerciantes e mercadores durante a noite introduziam suas cargas na cidade de Jerusalém, para vender suas mercadorias no dia de sábado, Neemias, contendeu com eles e colocou guardas em frente ao portão de Jerusalém para impedi-los que entrasse com suas cargas. Os mercadores e comerciantes ficaram uma ou duas noites acampados em frente ao muro da cidade esperando que o portão fosse aberto. O cuidado de Neemias não era com a noite e sim com o dia, note que guardas foram postos para trabalhares durante o período noturno.

           A única noite citada na bíblia para ser observada, é a noite do décimo dia do mês sétimo, ou seja, o dia da expiação, devendo, serem observadas as 24h, de uma tarde a outra tarde.
           Levitico 23:29-34 “Falou mais o Yúd-Hê-Wau-Hê a Moisés, dizendo: Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Yúd-Hê-Wau-Hê. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Yúd-Hê-Wau-Hê vosso El (Deus). Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado”.

 Em João 11:9 Yehôshua pergunta: “Não há doze horas no dia?”.      DEIXE SEU COMENTÁRIO!

by: José Targino e Ado Henrique

4 comentários:

  1. é verdade...mas de onde os adventistas tiraram essa ideia de que a noite de sexta(que pra eles já é sabado)deve ser guardada como se fosse um?

    ResponderExcluir
  2. Bem temos que ver o que Está Escrito na Bíblia: Levíticos 23:32 “ SÁBADO de descanso solene vos será; ENTÃO…DE UMA TARDE A OUTRA TARDE, CELEBRAREIS O VOSSO SÁBADO.” Como você pode ver na Bíblia o dia era contado do por do sol (tarde) a outro por do sol (tarde). Jesus mencionou isso em João 11:9 Respondeu Jesus: NÃO SÃO DOZE AS HORAS DO DIA? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;” – O dia na Bíblia tinha as mesmas 24 horas, mas era dividido em duas partes de 12 horas de claro (Por volta de 6 horas da manhã ate 6 horas da tarde) e 12 horas de escuridão (das 6 da tarde às 6 horas da manhã) – Daniel até profetizou que no plano de Satanás estava “ MUDAR OS TEMPOS E AS LEIS” (Daniel 7:25) e foi exatamente isto que ele fez, mudou a contagem das horas (de meia noite ate meia noite). Veja só que incoerência, você começa o dia no meio da noite. Então a meia noite e um minuto você deveria dizer: Bom dia!
    Ao meio dia e um minuto dizer: Boa tarde!
    Resumindo: No Gênesis fala que no princípio o dia era contado sempre de tarde veja só:
    foi tarde e manhã do 1º dia (Gênesis 1:5)
    tarde e manhã do 2º dia (Gênesis 1:8)
    tarde e manhã do 3º dia (Gênesis 1:13)
    tarde e manhã do 4º dia (Gênesis 1:19)
    tarde e manhã do 5º dia (Gênesis 1:23)
    tarde e manhã do 6º dia (Gênesis 1:31)

    ResponderExcluir
  3. Quanta falácia sem fundamento. Cristo vai voltar não tenha dúvidas disso, e ao final dessa história muitos se lamentaram por conhecer a verdade e se opor a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cagasse pela boca. Onde está a falacia? Deixa de ser fanático, e tente refutar o que dizemos aqui. Não fique com diarreia mental.

      Excluir

SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.