mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

domingo, 8 de janeiro de 2017

Testemunho de um ex adventista





REFLEXÕES DE UM EX ADVENTISTA DO SETIMO DIA
Meu nome é Richard Maraccini.

Eu nasci em Bakersfield, Califórnia.
Deus por Sua graça e misericórdia me chamou para o evangelho glorioso de Seu Filho em 1976.
Foi logo após a minha conversão que tive minha primeira exposição real ao Adventismo do Sétimo Dia.
Nosso vizinho era adventista.
A igreja que ela frequentava tinha um grupo de jovens bastante ativo.
Tornei-me amigo de alguns de seus membros, que por sua vez me interessaram na igreja.
Eu me inscrevi em um curso de estudo da Bíblia da Voz da Profecia.
O que solidificou minha decisão de me unir à igreja foi uma série evangelística.
Nesta série, fiquei convencido de que os adventistas tinham a "verdade" sobre o sábado, a natureza do homem, o estado dos mortos e todas as outras distinções doutrinárias que fazem parte das 28 crenças fundamentais do adventismo.
Em particular, eu fui atraído pela abordagem adventista à profecia dos últimos tempos.
Eu estava convencido de que a interpretação historicista tomada pelos adventistas para os livros de Daniel e Apocalipse era a correta em termos de compreensão da profecia bíblica.
Além disso, os adventistas eram a “única igreja” ao redor que não apenas guardava todos os dez mandamentos, mas tinha um vidente moderno - Ellen G. White.
Com base em Apocalipse 12:17 e 19:10, eu estava certo de que os adventistas do sétimo dia eram a “igreja remanescente” mencionada nas profecias bíblicas.
Tenha em mente que eu estava obcecado na época com a idéia de que Jesus estaria voltando em breve.
Não há nenhuma maneira que você poderia ter me convencido de que eu viveria para ver o século XXI.
Uma das principais atrações do Adventismo para mim foi que ele tinha um mapa muito detalhado sobre o fim dos tempos.
Fui batizado no final de 1976.
Fui obrigado a primeiro estudar todas as 28 crenças fundamentais da igreja, bem como afirmar certos votos batismais antes de sofrer o batismo por imersão.
Afinal, eu não estava apenas sendo batizado.
Eu estava sendo batizado na igreja remanescente de Deus.
Isso significava que havia certos padrões comportamentais, bem como doutrinais que eu tinha que concordar em cumprir.
Entre as mais cruciais: manter o descanso do sábado do pôr-do-sol ao pôr-do-sol, o dízimo obrigatório e a aceitação da Sra. White como uma profetisa cuja inspiração e autoridade eram iguais às dos profetas bíblicos.
Parte dos meus votos também incluiu abstinência total de álcool, tabaco e alimentos impuros.
Também significava não mais filmes (pelo menos nenhum sem uma classificação G), livros de ficção, jogos de cartas ou esportes competitivos.
A televisão e qualquer coisa não kosher adventista em termos de música ou literatura também foi desaprovada.
O adventismo é uma forma de alta intensidade do cristianismo.
Para um perfeccionista como eu, isso serviu bem à minha personalidade.
Pelo menos inicialmente.
Eu me envolvi muito no grupo de jovens de minha igreja, bem como no ministério da prisão.
Eu sempre poderia ser contado para se voluntariar e ajudar em qualquer função da igreja maior, como ingathering.
Havia algumas tardes de sábado quando eu saia de porta em porta passando o livro de Sra. White, Passos para Cristo.
Muito do meu tempo livre foi dedicado a dar estudos bíblicos a amigos não-adventistas em um esforço para conquistá-los para a "verdade".
Uma das canções que usamos para cantar nas manhãs de sábado da igreja era "Haverá alguma estrela em minha coroa?"
Foi-me dito pelos meus companheiros adventistas que aqueles que trouxeram as almas para o aprisco receberiam estrelas em suas coroas.
Tais estrelas servirão como distintivo por toda a eternidade.
Você pode imaginar o apelo tal crença teria para um perfeccionista.
Em algum momento de 1977, fiquei convencido de que Deus estava me chamando para o Ministério.
Foi durante este período que dois acontecimentos providenciais aconteceram na minha vida.
Primeiro, eu peguei o Reino dos Cultos de Walter Martin.
Eu inicialmente comprei como uma ferramenta para me ajudar a combater a teologia das Testemunhas de Jeová e Mórmons (eu considerava estes dois grupos principais concorrentes do Adventismo).
O apêndice de Martin "O Enigma do Adventismo do Sétimo Dia" chamou minha atenção.
Plantou várias sementes.
Depois de lê-lo, fui forçado a reconhecer que nem todos os não-adventistas eram "babilônios" ignorantes que aceitavam a tradição humana sobre a Palavra de Deus.
Concedido, discordei dos argumentos bíblicos que Martin propôs a favor da imortalidade da alma, do fogo eterno do inferno, assim como da adoração dominical.
Mas cheguei a ver que alguns dos argumentos bíblicos usados pelos adventistas em apoio de algumas de nossas distinções doutrinárias nem sempre se baseavam em métodos sadios de interpretação bíblica.
Um resultado do livro de Martin foi que eu abandonei o conceito de igreja remanescente.
Percebi que Deus tinha seus seguidores verdadeiros em todas as denominações.
Uma vez que deixei de acreditar que o resto da cristandade algum dia me perseguiria para adorar no sábado, achei mais fácil ter comunhão com os não-adventistas.
Dessa comunhão surgiu a percepção de que, embora os adventistas pudessem ter a "verdade", a maioria carecia de qualquer garantia.
Muitos viveram no temor de seus nomes que vêm acima no Julgamento Investigativo por causa de sua opinião que tiveram que superar todo o pecado sabido.
Eu vim para ver que muitos adventistas (eu mesmo incluído) abraçaram uma obra-justiça permeada com legalismo e perfeccionismo.
Eu não posso começar a contar o número de vezes que eu ouvi colegas Adventistas advertir que não poderíamos esperar para entrar no céu sobre as camadas da justiça de Jesus.
Através do poder do Espírito Santo, era necessário erradicar a natureza pecaminosa aqui e agora.
É de admirar que muitos adventistas não têm nenhuma garantia?
O segundo catalisador foi The Four Major Cults, de Anthony Hoekema.
Eu consegui isso em grande parte porque eu sabia que havia aqueles evangélicos que consideravam o adventismo um culto.
Eu queria ser capaz de refutar seus argumentos.
A melhor maneira de fazer isso era ser capaz de antecipar seus argumentos antes do tempo.
Como com o Reino dos Cultos de Martin, eu não fui convencido pela maioria dos argumentos de Hoekema (as margens são preenchidas com minhas réplicas).
No entanto, sua seção sobre o Juízo Investigativo realmente me perturbou.
Eu sabia que essa era a única contribuição do Adventismo para a teologia cristã.
Para mim, a razão para a existência do adventismo centrou-se em torno de um evento de importância salvífica que ocorre em 1844 em cumprimento de Dan. 8:14.
O problema era que, mesmo tendo memorizado a maior parte dos provérbios importantes usados pelos adventistas em apoio a essa doutrina, eu nunca tinha sido bem sucedido em convencer qualquer de meus amigos não-adventistas de sua veracidade.
Coisa engraçada.
Eu poderia fazer alguns argumentos bíblicos plausíveis em apoio do Sabbatarianismo ou o estado dos mortos.
Mas quando se tratava do julgamento investigativo, a maioria dos meus argumentos soava pouco convincente para mim mesmo.
Eu me inscrevi na Pacific Union College (PUC) no outono de 1978.
Minha teologia estava definitivamente em transição.
Eu passei o verão lendo o livro Questions on Doctrine.
Cheguei a abraçar a doutrina da natureza humana sem pecado de Cristo na encarnação, assim como a conclusão da expiação na cruz.
Eu já não acreditava na possibilidade de perfeição sem pecado neste lado da glorificação.
Por dentro, eu estava em tumulto.
Eu tinha abandonado muitas das coisas que eu tinha sido ensinado desde o início como um adventista, como a Natureza Humana Pecaminosa de Cristo na Encarnação, a Expiação Incompleta, e a Perfeição Sem Pecado.
Além disso, dois anos de desempenho orientado Cristianismo me deixou com sentimento de frustração e desespero.
Deus estava agora pronto para me mostrar um caminho mais excelente.
O Departamento de Teologia da PUC foi um foco de controvérsia.
Houve algumas discussões bastante acaloradas acontecendo ao longo da era da terra, a natureza dos dias em Gênesis capítulo 1, e a extensão do dilúvio de Noé (global ou local).
Mas todos estes paled em comparação com o debate sobre o significado da justiça pela fé, particularmente o artigo de justificação pela fé sozinho.
Minha visão sobre a natureza de Cristo e a Expiação assegurou que eu ficasse do lado dos adventistas evangélicos.
The Shaking of Adventism, de Geoffrey Paxton, foi um verdadeiro dom de Deus.
Uma vez eu comecei a ler o livro eu não poderia colocá-lo para baixo!
Eu vim para ver que a justificação tratou de nossa posição legal diante de Deus, em vez de nossa natureza alterada.
Eu também vim para ver que o Evangelho lidou com um ato objetivo que ocorreu fora do crente.
O evangelho não foi a boa notícia da vida mudada do pecador, mas do que Cristo realizou em nome do pecador no Calvário (I Coríntios 15: 1-8).
Atual Revista Verdade (mais tarde mudou para Veredicto) completou a minha transição teológica.
Seu editor-chefe, o ex-adventista Robert Brinsmead, estava comprometido com os três solos da plataforma da Reforma - Sola Fide (só fé), Sola Christo (só de Cristo) e Sola Scriptura.
Eu desenvolvi uma consideração muito alta por Lutero, Calvino, Melancthon, Zwingli e todos os grandes Reformadores Protestantes.
Uma vez que eu entendi o atlas natureza da justificação, que revolucionou a minha compreensão da Eclesiologia, Soteriologia e Escatologia.
Não havia um único aspecto da minha teologia que não fosse afetado pela minha nova compreensão da centralidade da justificação.
O que eu não entendi completamente na época era que eu não era mais um adventista.
Eu havia cruzado essa linha de demarcação que separava os adventistas dos não-adventistas.
Durante os próximos anos tentei me convencer de que poderia ajudar a reformar a denominação de dentro.
Eu acreditava que o Adventismo evangélico representava o Adventismo do Sétimo Dia como Deus o pretendia.
Minha nova compreensão da justificação me deu um zelo pelo evangelismo.
Consequentemente, de 1979-1980 eu passei um ano no exterior como um estudante missionário para o Japão.
Isso foi seguido por um período de seis meses na Tailândia. Outubro de 1979 provou ser uma data de divisor de águas.
Dr. Desmond Ford fez sua fatídica apresentação em uma reunião do Fórum da PUC intitulada The Investigative Judgment-Theological Milestone ou Historical Necessity?
Desmond Ford deixou cair uma bomba dizendo aos presentes que o Juízo Investigativo não era bíblico.
O Novo Testamento ensinou que a expiação do dia antitípico já havia sido feita na cruz.
Além disso, o Livro de Hebreus ensinou que Cristo entrou no mais sagrado dos santos do santuário celestial em sua ascensão em 31 d.C. e não em 1844 como historicamente ensinado pelos adventistas do sétimo dia.
Ford foi forçado a tomar uma licença administrativa de ausência a fim preparar uma defesa de sua posição.
No conclave de Glacierview, realizado em agosto de 1980 em Boulder, Colorado, o Comitê Prexad formado no então presidente da Conferência Geral, Neal Wilson, recomendou o levantamento das credenciais da Ford.
Ford tornou mais fácil para todos os envolvidos, apresentando sua renúncia.
Isso colocou um fim efetivo na carreira de Ford como um Ministro Adventista ordenado.
Para muitos adventistas evangélicos como eu, a demissão de Ford foi um catalisador.
Aumentou nossa desilusão com a liderança adventista.
Durante os próximos anos, eu lutei com a questão de manter minha filiação dentro da fachada adventista.
Eu ajudei a iniciar uma comunhão do evangelho junto com outros membros descontentes da igreja.
Mas nada veio disso.
Eu acredito que parte da razão para o fracasso da irmandade foi que passamos a maior parte do nosso tempo tentando comprometer o evangelho.
Como adventistas evangélicos, procuramos conciliar a justificação pela fé somente com o Sabbatarianismo, as restrições dietéticas mosaicas e nosso compromisso com a Sra. White como uma profetisa de Deus.
Fale sobre tentar despejar vinho novo em odres velhos!
Depois de Glacierview, parecia que a denominação foi abalada por uma controvérsia após a outra.
Em seguida, o Pastor Adventista Walter Rea revelou no curso de sua pesquisa que a Sra. White "emprestou" (isto é, plagiado) muito mais extensamente do que se pensava anteriormente.
Isso foi reconhecido por ninguém menos que o presidente da Conferência Geral, Neal Wilson.
As descobertas de Rea surgiram em um livro chamado The White Lie.
A pesquisa de Rea foi devastadora para muitos adventistas.
Ele dissipou muitos dos mitos populares que os Adventistas haviam sido contados ao longo das décadas sobre a Sra. White, como ela obtendo toda sua informação diretamente do céu.
O assim chamado pipeline celestial era muito mais terreno na origem parece.
Muitas de suas visões foram tiradas de fontes não inspiradas.
A maioria dessas fontes veio de autores de "Babilônia".
Pior ainda, parece que sua capacidade de expor os pecados ocultos de outros veio de fofocas ou outras fontes mundanas.
As descobertas de Rea foram perturbadoras na medida em que muitos adventistas evangélicos consideravam a Sra. White como sua mãe na fé.
O fato de ela plagiar e até mentir sobre a verdadeira fonte de sua inspiração serviu para erodir sua confiança não só em ela, mas também na denominação como um todo.
Isso foi especialmente verdadeiro em termos de liderança.
Sei que tive dificuldade em acreditar que a liderança não tinha consciência desses problemas.
Minha confiança na liderança foi ainda mais minada pelo escândalo de Davenport.
Foi revelado que alguns líderes da igreja tinham desviado fundos da igreja.
Isso só reforçava a crescente percepção de que o Ministério Adventista, especialmente sua liderança, não era apenas desonesto, mas também inexplicável.
Neste momento já não me arrependia de NÃO poder prosseguir uma carreira no Ministério adventista.
Por que eu deveria querer fazer parte de uma profissão que tinha uma reputação crescente por desonestidade??
Em termos de minha participação oficial na igreja, o catalisador final foi um par de artigos publicados em 1980 pela revista Verdict.
O primeiro foi intitulado "Sabbatarianism Re-Examined", seguido por "Jesus e o Sabbath."
Por algum tempo eu tinha tido dúvidas sobre Sabbatarianism.
Esses dois artigos me obrigaram a aceitar o que o apóstolo Paulo disse sobre o assunto em (Romanos. 14: 5-6, Gálatas. 4:10, e Colossenses 2:16).
Se fôssemos justificados pela fé fora de qualquer obra da Lei (Romanos 3:20, 28, Gálatas 2:21), e se o sábado era uma das sombras cumpridas por Cristo, então sob a liberdade dos cristãos do evangelho eram livres para buscar e adorar a Deus em os dias da semana que Deus os fez. (Salmos 118:24).
Fui também forçado a abandonar as restrições dietéticas do Antigo Testamento.
Até então, eu ainda subscrevê-los com base no fato de que as distinções limpas e impuras estavam em vigor antes da entrega da Lei.
Mais uma vez, o evangelho me forçou a repensar meus pontos de vista sobre a questão da dieta.
Os cristãos podiam comer todos os alimentos que desejassem, desde que tivessem dado graças a Deus (I Timóteo 4: 3-5, cf I Coríntios 10:31).
Uma vez que deixei o Evangelho determinar minha visão das coisas, tudo se tornou tão simples.
E pensar que nos últimos dois anos eu tinha me colocado sob escravidão quando todo o tempo Deus queria que eu desfrutasse a liberdade de ser Seu filho!
A questão do sábado e reforma da saúde foram as duas últimas coisas que me manteve vinculado ao Sistema Religioso Adventista.
Uma vez que essas duas coisas foram descartadas, minha participação oficial na igreja efetivamente chegou ao fim.
Eu agora percebi que eu precisava encontrar uma igreja que não apenas proclamou o evangelho, mas se alegrou em sua liberdade.
1981 foi o ano em que deixei de frequentar a Igreja Adventista.
Aqui estamos em 2001. Olhando para trás, eu não tenho nenhum arrependimento.
Deus tem sido capaz de usar esta experiência para Sua glória.
Depois de deixar a denominação Adventista do sétimo dia eu fui para ganhar um diploma de Bacharel em Arte em Ciências Políticas e Sociologia.
De lá, eu fui sobre obter um mestre da arte na ciência comportável.
Eu sou atualmente empregado em tempo integral no Departamento de Relações Escolares na Universidade Estadual da Califórnia Bakersfield (aliás, é aqui que eu obtive meus dois graus).
No lado, eu ensino cursos de Sociologia e Antropologia no distrito de faculdade de comunidade local como um professor adjunto de Ciência Comportamental.
Em 1999, juntei-me a minha esposa Suzanne em santo matrimônio.
No que diz respeito à minha posição atual em relação ao Adventismo do Sétimo Dia, considero que é uma denominação cristã, embora seja uma que está em erro.
Enquanto se mantém certos ensinamentos ortodoxos como a Trindade e a Salvação pela Graça, compromete sua ortodoxia introduzindo certos elementos aberrantes ou heterodoxos, como o Juízo Investigativo, a Mensagem de Três Anjos e o STATUS quase CANÔNICO de Sra. Ellen White.
O adventismo tradicional do sétimo dia, em particular, é cultual.
Ao mesmo tempo, eu me alegro ao descobrir que, dentro das fileiras dos dez milhões de adventistas, há muitos evangélicos.
Enquanto eu pudesse em boa consciência não mais permanecer na denominação, minhas orações vão para aqueles adventistas evangélicos que optaram por permanecer em um esforço para reformar o adventismo de dentro.
Soli Deo Gloria!
Ant. Richard "Rocky" Maraccini, Ex Adventista do sétimo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.