mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

sábado, 6 de abril de 2013

QUAL IGREJA DEVO FAZER PARTE?


Onde devo congregar?



Escolhi essa imagem de um templo mórmom, porque esses templos são famosos por serem belíssimos e de uma arquitetura única. Esse é o templo Salt Lake City em Utah. Demorou 40 anos para ser construído. Quanto trabalho, dedicação, tempo e dinheiro! Um esforço tão grande faz até mesmo parecer que existe algum tipo de mandamento bíblico para edificações. Seria esse o foco do evangelho? Aliás, o próprio nome “evangelho” significa “boas novas”.
Na época de Jesus já havia um templo que substituiu o templo construído por Salomão. Muitos estudiosos afirmam que esse segundo templo era uma construção muito feia e que o povo que viu o primeiro templo chorou ao ver o segundo, pois este não se comparava com o primeiro construído por Salomão. Entretanto não é bem isso que afirma a bíblia. Leiamos:


“Porém muitos dos sacerdotes, e levitas, e cabeças de famílias, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em alta voz quando à sua vista foram lançados os alicerces desta casa; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria.” (Ed 3.12)

Nem precisava que eu gritasse a parte onde todos choravam de alegria e não de tristeza como alguns afirmam. Em Marcos 13.1 nós vemos que os discípulos de Jesus quando saíram do templo, começaram a admirar a magnitude daquela obra: “Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre! Que pedras, que construções!”. Aquele era um templo muito grande e bonito sem dúvida! O interessante é que Jesus não deu a mínima para o que viu e ainda profetizou assim: “Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada.”v 2. Sabe o porque de tanto templo nos dias de hoje? porque sem templo não tem grandes arrecadações, nem como prender as pessoas com doutrinas de homens. Imagine na época dos primeiros cristãos; Quando algum mestre viesse introduzir algum vento de doutrina e todos começassem a perguntar e discutir de igual para igual! Digo isso porque sabemos que eles se reuniam em casas e locais específicos sem nenhum atrativo senão a reunião. Vamos ver algumas passagens:

“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração.” (Atos 2.46)

Já ouvi muita gente afirmar que devemos ir à igreja todos os dias, pois a igreja primitiva ia ao templo todos os dias cultuar. Primeiro devemos levar em conta que essa passagem está tratando unicamente dos primeiro cristãos judeus e não gentios. Largar a prática judaica só foi proposta anos depois. Como judeus eles deveriam sim estar no templo praticando os ritos e sacrifícios judaicos como o de costume. Mas como cristãos se reuniam em casas e partiam o pão (símbolo de comunhão).

E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.” (Atos 5.42)

Nessa passagem nós vemos o principal motivo dos primeiros cristãos (da circuncisão) estarem no templo. “ensinar e pregar Jesus Cristo”! Eles queriam mesmo é aproveitar de sua religião antiga para pregar uma salvação perfeita em Cristo Jesus e logo iriam perceber que o templo nada era.

Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa.” (Atos 20.20)

Aqui vemos Lucas relatando as palavras de Paulo afirmando que ensinava publicamente ou de casa em casa.

E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam, Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelador, e Judas, de Tiago.”
(Atos 1.13)

E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.” (Atos 20.8)
Acima nós vemos as reuniões nos cenáculos que nada se parecem com alguma igreja atual. Nenhum mandamento existe para tais construções. Vemos que essas construções não ocupam apenas espaço territorial, mas elas ocupam espaço excessivo no coração dos homens e tiram o espaço dos necessitados. Dízimos e ofertas são para manutenção e construção de templos cada vez mais ousados. Como afirmou o Rev. Caio Fábio: ” parecem cassinos pois tem até escrito Jesus em néon e lá você deixa sua aposta os como dizem os fiéis”seus votos”. Seria correto incluir um templo no sistema da graça sem um pedido do próprio Deus?

Leiamos abaixo as palavras que Deus disse a Davi, pois Davi tinha no coração fazer um templo ao Senhor Deus:

Porque em casa nenhuma habitei, desde o dia que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas tenho andado de tenda em tenda, de tabernáculo em tabernáculo. Em todo lugar em que andei com todo o Israel, falei, acaso, alguma palavra com algum dos seus juízes, a quem mandei apascentar o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?” (1 Cr 17.5-6)

A mesma palavra que Deus disse a Davi, serve para nós em nossos dias. Acaso Deus pediu alguma casa pra Ele? Deus permitiu a construção do templo, para rituais de sacrifício e coisas necessárias para o funcionamento de uma lei nacional religiosa. Hoje em dia, o que os templos fazem, é tirar o que pertence ao verdadeiro templo, que somos nós!
A hipocrisia dos cristãos atuais é tanta, que falam nos púlpitos que “Deus não habita em templos feitos por mãos de homens”, “isso aqui são só tijolos”, mas o que acontece na prática é totalmente diferente. Quantas vezes já ouvi em pregações nos púlpitos, que “aqui tem alguma coisa diferente”, “no altar não é lugar de mentir”. Existe algum lugar para mentir? O que tem de diferente na madeira da parte superior da igreja que todos chamam de púlpito ou “altar”? Você já deve saber que chamando aquela madeira de altar, o dinheiro vai direto pra ele pois “altar é lugar de sacrifício”! Interessante mesmo, é que sacrifício e prova de fé só envolve dinheiro hoje em dia! Fique atento meu irmão! Deus não habita em templos feitos por mãos de homens. Mas não adianta falar e fazer o contrário. Sou frequentador de um templo, mas sei que os melhores cultos são os realizados nos lares. No lar você tem aproximação perfeita com seu irmão e não essa hipocrisia que vemos hoje, onde todos se abraçam e ainda falam que se amam, e depois vão todos embora para suas casas sem saberem nada da necessidade e angústia de cada um.

Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” (1 Ts 5.11)

Como cumprir essa palavra de Paulo se não tenho intimidade com meu irmão? Edificar não é construir templo mas crescer em amor e graças um para com os outros. Deixo a palavra abaixo para que encaremos a verdade bíblia para “templo de Deus”.

Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.” (1 Coríntios 6.19)

Muitas são as especulações para as construções de templo nos dias de hoje. Uma desculpa muito usada, é a afirmação de que, na época dos primeiros cristãos, a perseguição ao cristianismo era tão grande, que não permitia uma construção fixa para culto cristão. Ao vermos a história do cristianismo, vemos que essa afirmação, torna-se uma prova clara, de que não devemos colocar o evangelho preso em quatro paredes de templos. O evangelho alcançou cidades, que davam total liberdade para que os cristãos construissem templos, entretanto, nenhum templo cristão, e nem mesmo vestígios, foram achados de algum templo. Porque nenhum templo foi levantado? Na passagem abaixo, vemos a liberdade que Roma deu ao apóstolo Paulo, para pregação do evangelho:

Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.” (At 28.30,31)

Vemos que Paulo recebia pessoas em casa, e nunca lhe passou pela cabeça “fundar um templo de adoração a Deus”. Quantos em nosso dias, vão nas igreja cultuar a Deus dizendo estarem “servindo ao Senhor”. Servir ao Senhor, não é ficar em um culto performático ou ficar repetindo sem parar “te amo Senhor” ou “glória Deus aleluia”. A bíblia só nos mostra galardão dado por Deus, para serviços feitos ao próximo e não adoração, louvor e muitos tipos de encenações infantis.
Fonte: Teistas Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.