mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O DÍZIMO E AS OFERTAS DO LIVRO DE MALAQUIAS parte 3

                                                A INFIDELIDADE CONJUGAL (2:12-16)

Neste contexto não se incluía apenas os sacerdotes, mas também a “toda a nação” através daqueles que praticassem tais ações. No contexto de Mal. 2:12 a 16, a infidelidade do homem para com a mulher, também é motivo de não aceitação da oferta:
12 O Senhor eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao Senhor dos Exércitos.
13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de
choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão.
14 E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha
da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a
mulher da tua aliança.
15 Não fez o Senhor um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
16 Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio
e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vós
mesmos e não sejais infiéis.
E o roubo nos dízimos? O que significa?
Malaquias 3:5 a 7
5 Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha
veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que
defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me
temem, diz o Senhor dos Exércitos.
6 Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos
Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Havia opressão ao órfão e à viúva e desrespeito ao direito do estrangeiro. Estes recebiam, em certo período, dos dízimos, conforme Deuteronômio 14:28-29:
28 Ao fim de cada três anos tirarás todos os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade.
29 Então, virão o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão
dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.
Deuteronômio 10:17 e 18
17 Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e
temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceitasuborno;
18 que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro,dando-lhe pão e vestes.
O dízimo era uma forma de o Senhor dar aos estrangeiros, pão e vestes (Cf Lev. 27:30 e 32). Quanto aos órfãos e viúvas, inúmeras passagens mostram que os dízimos os sustentavam,
15 amenizando o sofrimento pela ausência do marido, para as viúvas, e dos pais, para os órfãos.
Portanto, o dízimo era mandamento de Deus e tinham função social, para sustendo dos órfãos, viúvas, estrangeiros e levitas. Este conceito, além de explícito na bíblia, também é confirmado
pelo dicionário da Bíblia Almeida, conforme abaixo:
" A Décima parte,tanto da colheitaS como dos animais,que os Israelitas ofereciam a Deus.(lev 27;30-32-Heb 7:1-10   O dizimo era usado,para o sustento dos Levitas Num 18: 21-24,dos estrangeiros,dos orfãos e viúvas Deut 14: 28-29" Fonte: Bíblia Online versão 3.0 – Sociedade Bíblica Brasileira - 2002
 Órfãos, viúvas e estrangeiros eram os alvos do benefício
material aos quais os dízimos proporcionavam, assim como toda a tribo de Levi (os levitas) que não tinha herança e fazia apenas o trabalho da obra de Deus (Cf. Deuteronômio 14:28-29):
Deuteronômio 16:11
11 Alegrar-te-ás perante o Senhor, teu Deus, tu, e o teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro da tua cidade, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão no meio de ti, no lugar que o Senhor, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome.
Deuteronômio 16:14
14 Alegrar-te-ás, na tua festa, tu, e o teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas cidades.
Deuteronômio 24:17
17 Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva.
Deuteronômio 24:19-21
19 Quando, no teu campo, segares a messe e, nele, esqueceres um feixe de espigas, não voltarás a tomá-lo;
para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será; para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em toda obra
das tuas mãos.
20 Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás a colher o
fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será.
21 Quando vindimares a tua vinha, não tornarás a rebuscála; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será o restante.
Deuteronômio 26:12-13
12 Quando acabares de separar todos os dízimos da tua
messe no ano terceiro, que é o dos dízimos, então, os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas cidades e se fartem.
13 Dirás perante o Senhor, teu Deus: Tirei de minha casa o que é consagrado e dei também ao levita, e ao
estrangeiro, e ao órfão, e à viúva, segundo todos os teus mandamentos que me tens ordenado; nada transgredi dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.
Deuteronômio 27:19
19 Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém!

5 comentários:

  1. Eita classe desonesta esta de pastor! credo em cruz!

    ResponderExcluir
  2. É um trabalho,bem remunerado, tal qual o de politico,e o povo fica só com a esperança de um dia tudo melhor, enquanto eles...é na hora, ou pelo menos todo final de mês.

    ResponderExcluir
  3. Estou estudando teologia,mas não vou roubar, vou viver do meu trabalho,não quero dinheiro da igreja.

    ResponderExcluir
  4. Olá irmãos

    Gostei de também publicarem o livro que escrevi. O que me fez tomar a iniciativa de encrever sobre o assunto, entre 2009 e 2010, foi o fato de haver dois problemas com roubo mas em 3:10 de Malaquias, Deus apenas pedia a fidelidade nos Dízimos. e as ofertas? Foi lendo o livro todo que descobri o engodo do dízimos finalizado quando o véu do templo se rasgou e nada tem a ver com o que hoje se estabelece.

    Gostaria que publicassem também o anexo "O Dízimo na História" no qual a Editora Barsa relata a reentrada do Dízimo como dinheiro.

    Estou editando um site e poderás baixar alguma coisa lá para publicar também: www.wix.com\carloscodo\estudosbiblicos

    Grato

    Carlos Alberto
    São Luís-MA
    carloscodo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. AO RESPONDER À PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DA JUSTIÇA NO BRASIL, É IMPERIOSO TORNAR PÚBLICO O FATO QUE SE SEGUE; PORQUE DEUS SABE QUE ENQUANTO HOUVER INJUSTIÇA ENTRE OS HOMENS, NÃO HAVERÁ PAZ NA TERRA:
    Atestai que o Processo no. 88026001-2 de 1988, que se acha sepultado vivo na 14ª. vara da justiça federal em São Paulo/SP; constitui-se em prova formal e inconteste de um vergonhoso calote judicial, perpetrado pelos ímpios contra um jornaleiro- Pai de família, sacrificando particularmente órfãos e viúva que dependem da respectiva aposentadoria para sobrevivência; corroborando o injusto e desumano estado de direito que tem imperado nessa babilônia brasileira.
    (GL.4.30) – Contudo, que diz a Escritura? (SL.68.5) – Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada; (PV.21.23) – porque o Senhor defenderá a causa deles e tirará a vida aos que os despojam:(SL.33.14) Do lugar da sua morada, observa todos os moradores da terra: (1CR.16.14) – Ele é o Senhor nosso Deus; (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: (DT.27.19) – Maldito é aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva: (EC.34.26) – Quem tira a um Homem o pão que ele ganhou com o seu amor, é como o que mata seu o próximo: (HB.10-30) – Ora, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, eu retribuirei; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (JB.15.25) – Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei; (JR.4.27) - pois assim diz o Senhor: (ML.3.5) - Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros. contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos: (PV.28.20) –O Homem fiel será acumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo: (JR.16.21) – Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha força e o meu poder; e saberão que o meu nome é Senhor Arnaldo Ribeiro; (FL.2.6) – pois ele, subsistindo na forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus; (LS.2.23) – porquanto Deus criou o Homem inexterminável, e o fez à imagem da sua semelhança: (JÓ.16.19) – Agora já sabei que a minha testemunha está no céu; e, nas alturas quem advoga a minha causa.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.