TRINDADE,BITEÍSMO, UM DILEMA QUE SUPEREI.
A principio acomodava os ensinamentos adquiridos em minha antiga Igreja com a ideia de que a TRINDADE era um assunto que, pouca ou, nenhuma importância tinha sobre a salvação do pecador.Todos aqueles longos argumentos expostos me pareciam simplesmente argumentação humana sem o devido embasamento bíblico! Até que surgiu um livro: “EU E O PAI SOMOS UM”. Então li e reli, e, realmente, havia embasamento na Palavra de Deus, não se tratava de meros argumentos humanos!
A partir desta experiência passei a dedicar-me a minha própria e pessoal pesquisa nas Escrituras, e em nenhum momento consultei os argumentos ou declarações da Irmã EGW, e,nunca me apoiei no que diziam os grandes pilares do Adventismo Pioneiro. Tudo o que a bíblia dizia e diz, para mim era e continua sendo suficiente!
Para que a tese da Trindade encontre guarida nos corações daqueles que pouco se dedicam a um exame pessoal nas Escrituras,sãonecessáriasalgumas mudanças, tais como:Criar um terceiro deus; Transformar Jesus em deus; destruir a personalidade de Deus o Pai, e descaracterizar filiação de Jesus.
Desmistificando a falácia de um terceiro deus!
Para mim esta foi a parte mais fácil de compreender, pois a Bíblia não deixa duvidas: não existe um terceiro deus.Embora Mateus 28:19 ordene o batismo em nome de três pessoas ou deuses, os discípulos jamais cumpriram tal ordem, e em toda a Palavra de Deus NÃO HÁum só batismo que tenha sido efetuado em nome de uma trindade.
O Apocalipse nos revela claramente que na Nova Terra somente haverá tronos para Deus e Seu Filho Jesus, logo não se pode afirmar a existência de três pessoas na Divindade, já que somente duas Pessoas; Deus e Jesus, estarão conosco na Eternidade.
Porque Jesus não é Deus?
Não foi fácil compreender que Jesus não é Deus. Parecia-me que qualquer pensamento de um Jesus não DIVINO seria uma forma de rebaixar sua Pessoa. Somente a Palavra de Deus pôde fazer-me mudar de opinião “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.”(2 Coríntios 13:8).
É, sem duvidas,necessário que para defendermos a Divindade de Jesus teríamos que procedermos como os Trinitarianos, isto é, buscar argumentos que comprovem que Jesus possui os mesmos atributos exclusivos de Deus. Tais como: Imortalidade; Sem Origem, Igualdadecom o Pai (não poder ser tentado, sofrer e morrer,etc.).A Palavra de Deus nos revela de forma simples e clara que há diferenças entre Deus e Seu Filho Jesus:
SOMENTE DEUS O PAI É IMORTAL: “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”(1 Timóteo 6:16).
JESUS É MENOR:“Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”. (João 10:29) “Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu”.(João 14:28)
JESUS TEVE ORIGEM:“Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Miquéias 5:2).“Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei?” (Hebreus 1:5).
JESUS FOI TENTADO, SOFREU E MORREU: “Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” (Hebreus 2:18) “fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 1:18)
SOMENTE O PAI É DEUSPorque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. Romanos 16:27 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; Marcos 12:32Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 1 Coríntios 8:6
Jesus não é Deus porque as Escrituras falam de forma clara e inquestionável que existe somente um Deus verdadeiro, e este é O Pai.“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3” “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 1 Coríntios 8:6“.
Ao admitirmos a Divindade de Jesus, além de contrariarmos as Escrituras, estaríamos navegando nos mares do bi teísmo, isto é, o Politeísmo de dois Deuses, e este raciocínio nos levaria, no mínimo, a admitirmos que O PAI seria o DEUS VERDADEIRO, e Jesus seria um deus falso, ou de segunda categoria, já que a Bíblia admite a existência deSOMENTE UM ÚNICO DEUS VERDADEIRO.
“Filho de peixe, peixinho é!”
Ogrande argumento humano usado em favor da Divindade de Jesus reside na premissa de que, assim como o ser humano somente pode gerar outro ser humano, ou um peixe a outro peixe, assim também Deus só pode gerar outro Deus.
Esquecem que Deus não estar limitado em sua ação de criar ou gerar, e que na criação do ser humano, o homem foi feito do pó da terra e Eva de uma costela de Adão, dando-nos a compreender que a ação criadora ou geradora de Deus não se subordina a uma única forma.Vejamos, também, que enquanto o homem e os animais necessitam do gênero oposto para gerar, Deus não necessita!
No interior do nordeste brasileirohá um costume de, em respeito e honra a determinada pessoa, se atribuir a patente de “Coronel” ou “Doutor”, sem que a pessoa seja nem militar e muito menos Médico.Assim também verificamos que a Palavra de Deus, em razão da missão, função ou vinculação com o Criador, atribui a determinado ser o título de “Deus”, vejamos alguns exemplos:
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como DEUS (Elohim) a Faraó” Êxodo 7:1.
“E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu (Moisés)lhe serás por DEUS (Elohim).” Êxodo 4:16
“lutaste com Deus (Elohim)” Gênesis 32:28 e 30“Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas” Oséias 12:4
‘
“Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. Salmos 82:6-7”
“Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. I Coríntios 8:5-6”
O Pai e o Filho são ambos muito semelhantes por natureza, mas a Bíblia refere-se ao Filho como "imagem do Deus invisível" (Colossenses 1:15), e a "imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4), e "a expressa imagem da sua pessoa." (Hebreus 1:3)
Uma imagem é a semelhança do original. O Deus original e verdadeiro é o Pai. Seu Filho é uma pessoa distinta e separada que por natureza originou-se de Deus, mas Ele não é o original, ou verdadeiro, Deus.
“Tentando destruir a personalidade de Deus o Pai, e descaracterizar filiação de Jesus”
A tese trinitariana para manter-se chega a negar a personalidade de Deus quando conclui que Deus não é um ser pessoal, mas uma função exercida por três pessoas co eternas e co iguais.
Por outro lado ao afirmar que as três entidades da trindade são co eternas e co iguais elimina-se o laço de paternidade e de filiação, tendo em vista que se todos vieram a existência em um mesmo instante não pode haver Pai e nem Filho, uma vez que o Pai sempre precede ao Filho.
“Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 1 João 2:21”
Fraternalmente,
Heráclito Fernandes da Mota
A PAZ CONVOSCO VARÕES DE D'US!
ResponderExcluirPAREBENIZO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO ESTE ABENÇOADO E BENDITO ARTIGO, ISTO QUE É INSPIRADO E NÃO ESCRITO DE UMA PILANTRA E SAFADA PLAGIADORA, COMEDORA DE SOPA DE OSTRAS E ESQUIZOFRENICA, MALDITA SEJA O NOME DELA PARA SEMPRE...
QUE IAUE D'US EM NOME DE YESHUA ABENÇÕE VOCÊS E QUE A MEMÓRIA DE VBOCÊS SEJAM LEMBRADOS PARA SEMPRE...
ESTE ARTIGO JÁ VOOU PARA MEU BLOG !
http://congregacaounitaristacasaverde.blogspot.com.br/2012/04/trinitarianismobiteismo-superados.html
AMO ESTE BLOG ETA BLOG ABENÇOADO !!!
PRESBÍTERO ROBSON PELLEGRINO
CUDSD - CONGREGAÇÃO UNITARISTA DE DEUS SÉTIMO DIA
Só os que pertencem ao Eterno, sabe entender a verdade. e se liberta a mentira!
ResponderExcluirum abraço fraterno,que o Eterno te abençoe em nome do Mashiah