mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A ORIGEM DA TRINDADE

TERTÚLIANO

Tertuliano, sacerdote católico e autor de várias obras, que viveu entre os séculos 2 e 3, foi quem criou a filosofia que se denominou de Trindade: “Tres Personae, una substantia” (texto original em latim).
Hoje, essa filosofia foi incorporada na Crença Fundamental N° 2 da Igreja Adventista: “Há um só Deus, que é uma unidade de três pessoas coeternas.”
O que mais fez Tertuliano? Basta consultar a Enciclopédia Católica:
(http://www.newadvent.org/cathen/14520c.htm)
1. Foi quem instituiu o “Sinal da Cruz”.
2. Foi quem instituiu a absolvição. (um perdão que vale para os pecados futuros).
3. Foi quem instituiu a penitência.
4. Foi quem instituiu a transubstanciação na eucaristia, que é a crença de que o pão e vinho se transformam realmente no sangue e na carne de Jesus Cristo.
Enciclopédia Britânica 1974/1979 Volume 10 pg.126 http://www.newadvent.org/cathen/14520c.ht

A doutrina se desenvolveu gradualmente através de vários séculos e passando por muitas controvérsias. Inicialmente, por duas razões, a exigência do monoteísmo herdado do Velho Testamento, e a implicação pela necessidade de interpretar os ensinamentos da Bíblia para o paganismo Grego-Romano...
Não foi antes do 4º Século que a distinção dos três em sua individualidade, foi juntada numa única e ortodoxa doutrina; uma essência e 3 pessoas.
O Concílio de Nicéia em 325 declara a fórmula crucial para esta doutrina [trindade] que o Filho é da mesma essência (homo ousios) do Pai, embora tenha dito muito pouco sobre o Espírito Santo. No decorrer do seguinte meio século, Anastásio defendeu uma fórmula mais refinada de Nicéia e lá pelo final do século, sob a liderança de Basil (Basílio) de Cesaréia, Gregório de Nissa e Gregório Nazianzo (Padres da Capadócia) a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que é mantida desde então.
É importante constatar que o aparecimento da doutrina da trindade não foi antes do 4° Século, e a origem gradual aconteceu em ROMA.
O termo Trindade foi usado pela primeira vez por Teófilo de Antioquia no II século. A doutrina da Trindade é uma inferência com base bíblica, conforme é declarado em: José Carlos Ramos, “Santíssima Trindade” (estudo não duplicado, Instituto Adventista de Ensino - Campus Central, 1996), 1.
Informação contida em literatura adventista:
“Deus existe na forma de uma unidade de três pessoas co-iguais e coeternas: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa ‘família’, ‘pluralidade’ ou ‘comunidade’ divina é conhecida entre os teólogos como ‘Trindade’ (tri-unidade), palavra primeiro usada em grego por Teófilo de Antioquia (c. 117-181 d.C.) e depois cunhada em latim por Tertuliano (c. 160-220 d.C.).”
Revista Sinais, janeiro-fevereiro de 2003, pág. 15
Do Livro Trinity página 150, em nossa tradução:
“É verdade que o Concílio de Nicéia e o Concílio de Constantinopla fizeram declarações que agora nós devemos rejeitar porque elas discordam das Escrituras.
Em certos aspectos do entendimento de Athanasius(1) sobre o Filho, hoje ocasionam mais problemas do que eles resolvem, inclusive a sua descrição do Filho como ‘eternamente unigênito’.
Mas estas coisas nem são partes e nem necessário para a fórmula Trinitária de Deus. No entanto como Adventistas, nós não podemos reconhecer o concílio com autoridade, nós devemos reconhecer o valor dos argumentos de Basil(2) sobre as Escrituras e sobre o culto. Nós não aceitamos a fórmula Trinitariana baseada baseada num dogma da igreja(3), ou dos concílios da igreja, mas no fato que melhor representa o que as Escrituras apresentam sobre o Pai, Filho e o Espírito Santo como um Deus.”
(1) Athanasius estava certo ao repetir o que a Bíblia diz e “unigênito” é uma condição que só teria mudado se Jesus tivesse um irmão da mesma origem (Unigênito de Deus).
(2) Padre Católico Basil.
(3) Os “doutores em divindade” da Andrews aceitam a mercadoria de ROMA, apenas não gostaram da embalagem! (não querem que a “embalagem” venha com o rótulo de Nicéia). Não aceitam a doutrina da trindade como um dogma imposto pela igreja Católica. Os próprios teólogos Católicos consideram a doutrina da trindade um dogma, (uma imposição) por não estar sustentada na Bíblia.

O próprio Papa declara que a Trindade
é uma Doutrina Católica
A Trindade explica a vocação da humanidade a formar uma só família
Deus não é solidão, mas comunhão perfeita, recorda ao rezar o “Angelus”

CIDADE DO VATICANO, 15 de junho de 2003 (ZENIT.org).- Do mistério maior do cristianismo, a Trindade, surge a vocação da humanidade “a formar uma só família”, sem acepção de raças ou culturas, assegura João Paulo II.
Ao celebrar este domingo a solenidade da Santíssima Trindade, o Santo Padre convidou os crentes a contemplar “o primeiro e último horizonte do universo e da história: o Amor de Deus, Pai, e Filho e Espírito Santo”.
Antes de rezar a oração mariana do “Angelus”, junto a milhares de peregrinos reunidos na praça de São Pedro no Vaticano, recordou que “a Unidade e a Trindade de Deus é o primeiro mistério da fé católica”.
“Chegamos a ele ao final de todo o caminho de revelação que se cumpriu em Jesus: em sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição”, continuou explicando.
“Deus não é solidão, mas comunhão perfeita --reafirmou--. De Deus comunhão surge a vocação de toda a humanidade para formar uma só grande família, na qual as diferentes raças e culturas se encontram e se enriquecem reciprocamente”.
À luz desta verdade fundamental da fé, concluiu, compreende-se a gravidade de todas as ofensas contra o ser humano, em particular, mencionou o drama das pessoas que são obrigadas a fugir de sua própria terra e o “redemoinho sem fim de violência e represália” que acontece na Terra Santa.
Código: ZP03061505. Data de publicação: 2003-06-15
Fonte: Agência Zenit de Notícias

O Papa: Os refugiados e a violência na Terra Santa, ofensa a Deus Trindade
Palavras de João Paulo II ao rezar a oração mariana do Angelus
CIDADE DO VATICANO, 15 de junho de 2003 (ZENIT.org).- Publicamos a seguir as palavras que João Paulo II pronunciou antes e depois de rezar a oração mariana do “Angelus” junto a milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro do Vaticano.
Queridos irmãos e irmãs!
1. Neste domingo que segue o Pentecostes celebramos a solenidade da Santíssima Trindade. A Unidade e a Trindade de Deus é o primeiro mistério da fé católica. Chegamos a ele no final de todo o caminho da revelação que se cumpriu em Jesus em sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição. Desde a reunião da “montanha santa”, que é Cristo, contempla-se o primeiro e último horizonte do universo e da história: o Amor de Deus, Pai, e Filho e Espírito Santo. Deus não é solidão, mas comunhão perfeita. Do Deus comunhão surge a vocação de toda a humanidade a formar uma só grande família, na qual as diferentes raças, culturas se encontram e se enriquecem reciprocamente (Cf. Atos 17, 6).
2. À luz deste horizonte universal de comunhão, destaca como grave ofensa a Deus e ao homem toda situação na qual pessoas ou grupos humanos são obrigados a fugir da própria terra para buscar refúgio em outro lugar. Recorda-nos a anual Jornada Mundial do Refugiado, que acontecerá no próximo dia 20 de junho, e que este ano convida a prestar atenção na realidade dos jovens refugiados. No mundo, quase a metade dos refugiados são crianças e adolescentes. Muitos deles não vão à escola, carecem de bens essenciais, vivem em campos de refugiados, ou inclusive, detidos. O drama dos refugiados exige da comunidade internacional compromisso para enfrentar não só os sintomas, mas antes de tudo as causas do problema: ou seja, prevenir os conflitos, promovendo a justiça e a solidariedade em todos os âmbitos da família humana.
3. Dirigímo-nos agora à Virgem Maria e a contemplamos como admirável criatura da Santíssima Trindade: “ponto concreto de um conselho eterno” (“termine fisso d’eterno consiglio”), como canta o sumo poeta Dante Alighieri (Paraíso XXXII, 3). Pedimos-lhe que ajude a Igreja, mistério de comunhão, a ser sempre comunidade acolhedora, na qual toda pessoa, em particular se é pobre e marginalizada, pode encontrar acolhida e apoio.
(Tradução realizada por Zenit)
Código: ZP03061502. Data de publicação: 2003-06-15
Fonte: Agência Zenit de Notícias

A Trindade e o Ecumenismo
Pregador do Papa Faz da Trindade o Novo Símbolo Católico para o Ecumenismo.
O mistério da Trindade, escola para superar divisões...
O pregador da Casa Pontifícia comenta a questão central da fé cristã
CIDADE DO VATICANO, 17 de junho de 2003 (ZENIT.org - Noticiário oficial católico).- A contemplação da Trindade poderá impulsionar a superar nossas divisões aparentemente irreconciliáveis, afirmou o pregador da Casa Pontifícia comentando o mistério central e mais elevado da vida cristã, que a igreja celebrou domingo passado.
“O Pai é, como na experiência humana, a origem de tudo”, explicou o padre Raniero Cantalamessa em uma aproximação à identidade das três pessoas divinas ante os microfones da Rádio Vaticano.
“Especialmente no pensamento grego, o Pai é visto como a fonte de toda a Trindade da qual surgem o Filho e o Espírito Santo. O Filho foi interpretado desde o apóstolo São João, que fala d’Ele como o ‘logos’, a razão, o Verbo”, continuou.
Por último, continuando o franciscano capuchino, “o Espírito Santo nos foi revelado através de imagens muito simples: o vento como símbolo de força, o sopro, o alento que representa a intimidade, a interioridade”.
Para um crente, a Trindade é um mistério próximo, acrescentou o padre Cantalamessa, visto que a vida cristã --que começa no batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo-- desenvolve-se imersa na dimensão Trinitária, seja a confirmação, no sacramento do Matrimônio ou na hora da morte.
Aproximar o mistério trinitário de um não crente pode-se fazer partindo do conceito de “Deus-amor”. “Não podemos explicar a Trindade mas ao menos podemos dizer que Deus não pode não ser Trindade”, comentou o padre Cantalamessa.
“Deus, desde a eternidade, tem um objeto em si infinito para amar, que é o Filho, desde o qual é também amado com amor infinito, que é o Espírito Santo”, observou.
“Às vezes --reconheceu--, quando falo deste mistério, acrescento que teria compaixão de um Deus que não tivesse ninguém para amar, ninguém com quem partilhar sua infinita felicidade: seria um Deus muito triste. Como os homens precisam de alguém com quem se comunicar, Deus necessita em sua intimidade de uma pessoa para quem possa expressar todo seu amor, e essa pessoa é o Filho”.
“Contemplar a Trindade, vencer a odiosa divisão do mundo”, é uma frase que São Sergio de Radonez usava, em certa medida o pai espiritual da Rússia, recordou o pregador da Casa Pontifícia.
“Nós nos encontramos exatamente ante o mesmo problema --constatou--: a contemplação da Trindade, que é diversidade no amor e unidade na diversidade, deveria impulsionar-nos a superar nossas aparências irreconciliáveis diferenças de raça, de sexo, de cultura, porque a Trindade é perfeita unidade na diversidade”.
Código: ZP03061702. Data de publicação: 2003-06-17.
Fonte: http://www.zenit.org/portuguese/visualizza.phtml?sid=37344


Constrangedoras Perguntas que os Católicos fazem para os Adventistas
http://www.cathinsight.com/apologetics/adventism/
http://www.angelfire.com/ms/seanie/adventism/sdatrinity.html
Tradução:
Eu estou seguro, que muitos Adventistas estão certos que Ellen G. White sempre acreditou na doutrina da Trindade. Mesmo que Ellen G. White sempre tenha acreditado na doutrina da Trindade, surgem muitas perguntas sobre a sua posição como mensageira do Senhor. Embaixo estão algumas perguntas que os Adventistas se devem perguntar. Eu convido a todos os Adventistas que leiam essa página, que descubram a verdade atrás dessas perguntas, por eles mesmos, e então honestamente se perguntem a sí mesmos se pertencem a “Igreja Remanescente”.

Pergunta 1. Os Adventistas sempre tiveram em suas Doutrinas Fundamentais a doutrina da Trindade? Senão, quando oficialmente aceitaram esse ensinamento?

Pergunda 2. Ellen White sempre aceitou a doutrina da Trindade? Ela negou a deidade de Cristo em alguma época? Se ela negou a deidade de Cristo, em que ano mudou a sua maneira de pensar?

Pergunta 3. Ellen White foi sempre Trinitariana em seu pensamento, porque muitos Pioneiros Adventistas, inclusive James White foram não Trinitarianos?

Pergunta 4. Se Ellen G. White defendia a doutrina da Trindade, especialmente nos primeiros anos do movimento, qual é a sólida prova disso?

Pergunta 5. Se Ellen White foi Trinitariana e Mensageira do Senhor, porque não tomou medidas para corrigir os eréticos pontos de vista dos Pioneiros?
Pergunta 6. Se Ellen White era a Mensageira do Senhor e no controle da IASD porque permitiu que os Pioneiros publicassem artigos anti-Trinitarianos na Review and Herald e outras revistas? Com certeza, ela tinha a autoridade para impedir essas declarações se elas estivessem erradas. Enquanto existem poucas declarações de Ellen White que dão alguma idéia que ela acreditava na Trindade (ao menos em algum ponto) não existe explicação porque ela não tomou medidas para corrigir as declações dos Pioneiros concernentes à Trindade.

Pergunta 7. O fato de Ellen White nunca ter corrigido os Pioneiros nas suas declarações anti-Trindade não indica que ela foi não Trinitariana em alguma época?

Pergunta 8. Você concorda que um grupo que nega a Trindade os torna eréticos? Se é assim, a igreja IASD antes de aceitar oficialmente a Trindade não era um grupo erético e não cristão?

Pergunta 9. Para Ellen White, aparentemente foi dada por Deus uma visão sobre a importância do sábado, porque Deus nunca deu a Ellen White uma visão sobre a importância da Trindade, que é mais importante que o sábado?

Pergunta 10. Como a igreja Adventista pode proclamar que é a igreja remanescente, se por mais de 80 anos, ou tanto, o movimento não acreditava oficialmente na doutrina da Trindade? Se a igreja IASD era realmente a igreja remanescente, porque demorou tanto para oficialmente fazer da Trindade uma Crença Fundamental, (1932) embora declarem que Ellen White sempre acreditou na Trindade?

Pergunta 11. Porque Deus apontaria essa mulher e esse movimento como sendo Seu representante quando não aceitavam a Trindade por 80 anos, ou tanto?

Pergunta 12. Você concorda que Ellen White deve ser classificada como profeta falsa se negar a deidade de Cristo?

Pergunta 13. Você considera os grupos como: Testemunhas de Jeová, Christadelphians, Mórmons, Christian Science, the United Pentecostal Church etc. como eréticos porque negam a Trindade?
Pergunta 14. Você acredita que Deus deu uma revelação a um povo, ou grupo que tinham convicções eréticas, como negar a Trindade?

Conclusão: Se a história da origem dos Adventistas do Sétimo-dia mostra que não eram Trinitarianos em sua crença, como podem reclamar ser a “igreja remanescente” e várias outras reivindicações que tem hoje?

As Pedras estão clamando: Revista Secular confirma que a Igreja Cristã Primitiva não adorava a Trindade
Segue abaixo a cópia de página da Revista (Ecumênica) das Religiões, da Superinteressante (Edição de Março de 2004, pág. 28) em que se afirma que a Igreja Cristã primitiva NÃO ADORAVA A TRINDADE, e que a “realidade trinitária de Deus” foi definida “a partir do 4º século”. A matéria fala do monoteísmo como uma invenção equivocada das tribos de Israel, posteriormente corrigida pelos “teólogos” católicos com seus argumentos filosófico-enrolativos (sempre repetidos pelos pastores da IASD!)...
As pedras clamam e “quem tem ouvidos para ouvir, ouça”!


Como os Evangélicos defendem a Trindade?
O texto que se segue foi tirado da seção de perguntas e respostas denominada “ICP Responde” do site do “Instituto Cristão de Pesquisa” (www.icp.com.br), responsável pela revista apologética “Defesa da Fé”:
Gostaria de saber quem é o autor da expressão Trindade, uma vez que esta expressão não consta na Bíblia?
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém” (2Co 13.14).
Devido à popularidade do assunto nos círculos estudantis e teológicos, e a abrangência de sua defesa bíblica, nos ateremos apenas ao seu aspecto histórico para que possamos conhecer a origem do termo. Alguns grupos sectários que zombam dos trinitarianos afirmam que a Trindade foi um conceito forjado (manipulado) por “homens”. Por exemplo: a Sociedade Torre de Vigia, organização das Testemunhas de Jeová, assevera que os primitivos cristãos não tinham consciência nem instruíam seus adeptos acerca da doutrina da Trindade. Querem afirmar, com isso, que a fé na doutrina da Trindade, advogada pelos cristãos, ocorreu por conta de uma heresia doutrinária por volta do século 3o. Se assim fosse, e se a Bíblia não comentasse nada sobre a Trindade, uma pergunta ficaria sem resposta: quem foi o “inventor” dessa doutrina?
Uma coisa é certa: não foi inventada por homens. A bem da verdade, se os cristãos quisessem minimizar o suposto “problema” que permeia a compreensão genuína dessa doutrina, seria muito mais fácil alterá-la, manipulá-la ou, então, não reconhecê-la como bíblica.
Antes de qualquer coisa, é necessário afirmar que a doutrina da Trindade não tem sua origem nas definições e escritos dos chamados “pais da igreja”. Ao contrário. Sempre esteve esposada nas Sagradas Escrituras. Conforme a obra Introdução à teologia sistemática, de Millard Erickson, “a doutrina ortodoxa da Trindade foi enunciada em uma série de debates e concílios, em grande parte, causada por movimentos tais como monarquianismo e arianismo. Foi no Concílio de Constantinopla (381 d.C.) que emergiu uma formulação definitiva em que a igreja explicitou as crenças que estavam implícitas. A concepção que prevaleceu foi basicamente a de Atanásio (293-373 d.C.), conforme elaborada e aperfeiçoada pelos teólogos capadócios: Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa”.
Analisando as informações históricas referentes ao assunto, podemos afirmar que o termo Trindade foi uma expressão de caráter teológico conferida a Deus por Tertuliano, no final do século 2o. Obviamente que recebeu esta designação porque seus ensinos se encontram em várias partes da Bíblia. Não necessitamos dos chamados “pais da igreja” para justificar a doutrina da Trindade, mas os documentos ou os escritos desses “pais” provam, sem deixar nenhuma sombra de dúvida, que a doutrina da Trindade era ensinada e difundida pelos cristãos da antiguidade.http://www.newadvent.org/cathen/14520c.htm

6 comentários:

  1. Muito bom este estudo, realmente esta doutrina é espúria e quem crer nela adora o demônio.

    ResponderExcluir
  2. Isso é ridículo. quem não tem o que fazer só pode fazer isso mesmo. esse blog sem fundamento !
    Desde o início do Mudo existem SERPENTES na terra para desviar o verdadeiro foco que é Deus. quem é o dono desse disparate ?
    Isso dá processo. CALUNIA E DIFAMAÇÃO.
    RIDÍCUO. RIDÍCULO !

    ResponderExcluir
  3. demônio ? quem é voce pra falar- claramente- que os Adventistas adoram essa coisa ? ANÔNIMO ! não vou julgar ninguém nem descer ao nível. Deixarei para a justiça de Deus. Ele sabe o que fazer.
    JUSTIÇA SEJA FEITA, SE NÃO NA TERRA, NO DIA DO JUÍZO !
    que Deus os abençõe !

    ResponderExcluir
  4. Olá dona Greice.
    Eu,não entendi, sua revolta,com o comentário do anonimo. Prove o contrário, que eu publico aqui.

    ResponderExcluir
  5. Olá dona Greici.
    Eu,até agora não descobrir, o que você chamou de ridículo,ridículo!
    Gostaria de saber, o que tem a ver o MUDO (sic)com serpertes,os mudinhos não irão gostar do que você disse. Me informe também onde está o disparate? e em relação a CALÚNIA,que você nos acusa,é o mesmo que vocês fazem com a igreja católica, bem como com as outras religiõe. Ah, são elogios, então tá, acredito!
    a piada final, é dizer: Deus os bençõe!

    ResponderExcluir
  6. queridos realmente a trindade é inescrituritica ou seja nao existe na biblia tentar provar que existe trindade é a mesma coisa que pegar o vento o SENHOR YESHUA[jesus] disse que a salvaçao vem dos judeus[hebreus]jo:4.22,e os judeus jamas foram politeistas , e sim monoteistas pois o dogma da trindade é uma doutrina catolica que se choca com a palavra de DEUS[ELOHIM]jo:8.32 conheceres a verdade e a verdade vos libertará disser que a trindade é Biblico é demostrar que nao conhece a Biblia pois nao existe essa palavra na Biblia entao como eu posso defender uma tal doutrina se nem está nas escrituras. amigos e amigas irmaos e irmas convido vocês para sair de ROMA e entrar para ISRAEL ok meu imail para melhor falarmos sobre este assunto tao longo porque cei que nao é facil pois desacreditar de uma mentira tao antiga emfiltrada no ceio da IGREJA chamada cristã. imcpastoreduardo@hotmail .com pr:EDUARDO AILTON quem é de DEUS ouvi a palavra de DEUS JO:8.47

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.