mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

terça-feira, 21 de junho de 2011

DEVERIAM AS IGREJAS COBRAREM ( ENSINAR) O DÍZIMO? parte 1

Should the Church Teach Tithing?
A Theologian's Conclusions about a Taboo Doctrine
Russell Earl Kelly, PHD

Tradução: eliúde trovão moraes
                          eliudetrovao@yahoo.com.br

                         Deveria a Igreja Ensinar( receber) dízimo?
Conclusões de um Teólogo sobre uma Doutrina Tabu
Maio/2011

INTRODUÇÃO   

Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.   (2 Cor. 9:7).   

Este livro apóia completamente tais dádivas como uma oferta voluntária e uma resposta de fé do coração motivado por amor e pelo espírito santo. Porém, o autor é igualmente convencido que pregar uma obrigatoriedade de dez por cento da renda total (denominado dízimo), é não escriturístico e causa mais dano que bem ao corpo de Cristo.   



Pelas Escrituras está claro que conhecer a verdade nos faz livre do erro (João 8:32), e agindo nessa verdade nos aproxima de Cristo (João 3:21). Evitando este assunto a igreja está perdendo as bênçãos de Deus e a santificação (João 17:17). Como qualquer outra doutrina da Bíblia, cada Cristão tem uma responsabilidade individual para saber o que a Palavra de Deus diz pessoalmente.    

A lista seguinte inclui todo texto de dízimo da Bíblia.   

Gêneses 14:17-20 Amós 4:2-6   
Gêneses 28:20-22 2 2 Crônicas 29:35; 31:1-12   
Levíticos 27:30-34 Neemias 10:37-38; 12:44; 13:5, 12,   
Números 18:19-28 Malaquias 3:7-10   
Deuteronômio 12:1-19 Mateus 23:23; Lucas 11:42   
Deuteronômio 14:22-29 Lucas 18:9-14   
Deuteronômio 26:12-13 Hebreus 7:1-19   
1 Samuel 8:14-17   
   
2 A ORIGEM E DEFINIÇÃO DE DIZIMAR   
   
O que é um dízimo bíblico? A palavra é tão comum entre cristãos conservadores que todo  mundo pensa sabe o que significa exatamente. Porém, um problema sério com o entendimento de dizimar aparece no começo deste material por causa da discordância séria sobre a definição de “dízimo”. A Palavra hebraica e grega para “dízimo” simplesmente significam “um décimo”. Porém, além desta definição simples, muita dificuldade existe na definição do conteúdo do dízimo. Se um caso de tribunal legal estivesse sendo mantido, uma definição funcional teria de está de acordo com todas as partes envolvidas antes que a apresentação do caso pudesse proceder. Porém, já que isto não é possível, quatro definições de “dízimo” serão apresentadas. Embora muitos tendem para a terceira definição, este trabalho usará a quarta, definição da Lei Mosaica. Até mesmo esta escolha de uma definição funcional será de grande preocupação para muitos por causa de idéias tradicionais há muito existente sobre as condições do dízimo.   
   
A Definição Pagã e Geral

A primeira definição de “dízimo” é uma definição que não é usada na porção principal deste livro. A American Encyclopedia (Enciclopédia Americana) define o  dízimo geral como “a décima parte de produto ou outra renda, paga voluntariamente ou sobre obrigação de lei para o benefício de instituições religiosas, apoio a sacerdotes e pastores, e o alívio das necessidades deles. ” (Encyclopedia Americana, 1196 ed., s.v”.tithe”.)

Esta definição não faz distinção entre dízimos eclesiásticos de leis de igreja, dízimos pessoais de comércio e dízimos agrícolas.   

A Encyclopedia of Religion (Enciclopédia de Religião) diz, “No antigo oriente repousa  as origens de  um oferecimento sagrado ou pagamento de uma décima parte de bens declarados ou propriedades para a divindade. Freqüentemente dado ao rei ou para o templo real, o   ‘dízimo' normalmente era aproximado, não exato. A prática é conhecida na Mesopotâmia, Síria -Palestina, Grécia, no oeste da cidade fenícia de Cartago. ”    
O Dicionário de Westminster (Westminster Dictionary)  da Bíblia diz, “Uma 10ª parte da renda da pessoa consagrada a Deus. A separação de certa proporção dos produtos da indústria ou dos espólios de guerra como tributo para os seus deuses foi praticado por várias nações da antiguidade. Os Lydians ofereciam um dízimo dos seus saques (Herod. I, 89).
   
Os Fenícios e Cartagineses enviaram um dízimo anualmente ao Tyrian Hercules. Estes dízimos poderiam ser regulares ou ocasionais, voluntários ou poderiam ser prescritos por lei. ” [10]
   
Este dízimo geral é de origem pagã e precede o dízimo da Lei Mosaica por muitos séculos. Em Gn. 41:34 José encorajou que os egípcios dobrassem o seus dízimos para cobrir os anos magros. Em Gêneses 14 Abraão foi obrigado pagar um dízimo dos espólios de guerra em obediência ao costume de guerra árabe. No tempo do Novo Testamento o Império romano recebeu o primeiro dízimo de dez por cento de grãos e vinte por cento de frutas de seus conquistados, incluindo Judá.   

Embora um dízimo de dez por cento a “espólio de guerra” não estava incorporado na Lei Mosaica, um adicional de um por cento é mencionado em Números 31:25-47. Quase todo comentarista teológico discute este costume antigo em Gêneses 14:21, que liga este ao dízimo no verso 20.   

O Dízimo como Ofertas Gerais

Uma segunda definição de “dízimo” é muito comum entre igrejas moderadas e liberais que comparam dízimos com ofertas voluntários. Membros são incentivados a começar com uma porcentagem pequena de dar e gradualmente aumentar a porcentagem conforme as suas capacidades. Entre estas igrejas há pouca ou nenhuma referência para uma obrigação de dez por cento de renda total como uma exigência legal. Desde então muitas das igrejas liberais nomeiam Adão até Moisés como mitologia e crêem que o Pentateuco foi escrito depois do exílio, eles normalmente baseiam sua abordagem de dar em princípios gerais em lugar de textos específicos.   

Também, muitos que mantêm esta posição preferem usar “dízimo” para se referir a renda com certas limitações. São mais prováveis a eles dizer que ao pobre não é exigido dar dízimos e que só são requeridos dízimos daqueles que tem um ganho pelo seu trabalho. Para eles também é provável dizer que apoio de igreja não é requerido de pensão de governo. O primeiro dever dos pais é prover o essencial; comida, roupa, e alojamento para as suas famílias.   
   
O Dízimo como Dez Por Cento de Renda Total

Uma terceira definição de “dízimo” é ensinada entre muitas igrejas conservadoras e fundamentalistas. Para estas igrejas “dízimo” recorre a dez por cento da renda “total” e é esperada de todas as classes econômicas, rico e pobre semelhantemente.   

Além de pagar salários de trabalhadores do evangelho e promover programas sociais, algumas igrejas menores também usam o dízimo para construírem fundos e pagamento de todas as dívidas da igreja. A posição destes insiste que o dízimo é um padrão bíblico imutável, ou princípio eterno que reflete o caráter de Deus, precede a Lei mosaica, portanto, não foi abolida pela Lei Mosaica. Dizimar exato dez por cento da renda total (bruta) da pessoa deveria ser observado por todos os cristãos, e ofertas voluntárias serão dadas além do dízimo obrigatório. Sem exceção, o dízimo deve ser devolvido primeiro a Deus, enquanto outras necessidades como abrigo, cuidados de criança, medicamento, comida, calor, e roupa devem ter menos prioridade.   

A igreja é obrigada ensinar a dizimar porque é uma ordem bíblica. Esta definição conservadora comum é rejeitada e refutada neste trabalho porque não considera a definição correta, o propósito, e limitações do dízimo bíblico. Como mencionado na introdução, este material usa deliberadamente muitas fontes evangélicas conservadoras em uma tentativa de demonstrar que esta definição é legalista e prejudicial à igreja que deveria estar usando muito melhor os princípios da Nova Aliança.   
   
O Dízimo Como uma Ordenação da Antiga Aliança para Israel

A quarta definição de “dízimo” é a precisa e estreita definição Bíblica como determinado na Lei Mosaica na Antiga Aliança. O dízimo bíblico era uma ordenação da Lei de Mosaica para o uso e benefício da nação Israelita sob a Antiga Aliança. O dízimo completo foi dado à tribo de Levi, primeiro, em troca da perda de herança de terra, segundo, por seu serviço a seus irmãos na casa Levítica de Arão que só serviram como sacerdotes. Um décimo do primeiro dízimo, em troca, foi dado pelos Levitas aos sacerdotes que ministraram no altar.   

O dízimo básico não seria usado para construir casas de adoração. O dízimo original consistiu somente no aumento de produto da terra  santificada por Deus (Israel) e do aumento de animais pastoreado na terra de Israel. Embora o dízimo pudesse ser trocado pelo seu valor monetário (depois era reconvertido no produto original), o próprio dízimo nunca consistiu em dinheiro! O dízimo também foi dado para prover comida para ocasiões festivas, e prover comida para o bem-estar das viúvas, órfãos, e estrangeiros necessitados em Israel.   

Este livro é um desafio a esses que mantém a terceira definição a reconsiderar a sua posição levando em conta o completo ensino bíblico em dar, especialmente a Nova Aliança após o Calvário. Esboçam-se princípios da Nova Aliança em dar que são superiores em muito ao sistema obrigatório da Antiga Aliança.   
   
Objeções a Esta Definição

Várias objeções emergem imediatamente como desafio a esta definição. A primeira objeção é que Abraão dizimou bens materiais (não comida) como na Lei Mosaica. Um capítulo inteiro é dado a esta objeção para demonstrar que o dízimo de Abraão não foi ordenado por Deus e estava em obediência ao costume árabe relativo aos espólios de guerra.   

Uma segunda objeção para esta definição é que ignora seu 'princípio de interpretação ' que o dízimo reflete a natureza eterna de Deus e se aplica a todas as pessoas de todas as idades. A objeção é discutida completamente no capítulo em Levíticos 27:30-34. a frase, “é santo ao Senhor,” aplica-se igualmente a toda ordenança religiosa no livro de Levíticos. A própria interpretação não deve ignorar o capítulo e contexto do livro desta frase.   

Uma terceira objeção para esta definição é a limitação dos conteúdos do dízimo repousar sobre colheitas e animais dentro do limite de Israel. Certamente este fato é difícil de aceitar. Porém, a menos que a definição de “dízimo” é achada dentro das páginas da própria Bíblia, a definição não pode ser chamada um dízimo “bíblico”. A igreja não pode definir condições bíblicas simplesmente com suas próprias opiniões e com fontes extras bíblicas. Enquanto é verdade que Deus é dono de todas as coisas e que o homem é um mordomo do que Deus colocou em suas mãos, sem um claro “porque” declarado, este fato não estabelece dizimar como um princípio bíblico eterno.    

Uma quarta objeção para esta definição de reivindicações bíblicas de dízimo é que todo mundo deve ter pagado um dízimo porque era a expectativa mínima de todo Israelita. Porém, novamente, esta reivindicação não é apoiada pela Bíblia, mas só é apoiada por um sistema de valores e tradições. Na realidade, não há nenhuma razão bíblica para assumir que o próprio Jesus Cristo pagou dízimo porque ele não era qualificado para tal (ele era pobre).   
   
Os Conteúdos do Dízimo

Um fato bíblico surpreendente é que o pobre não pagava dízimos, mas, ao invés disso, recebia do dízimo. Um capítulo separado sobre os pobres discute esta verdade. Este fato é feito especialmente claro nas leis de rebuscar e no propósito do dízimo.   

Jesus não dizimou, nem pecou não dizimando porque ele era pobre e não tinha sua própria terra ou animais de rebanho para o seu sustento. Ao pobre só foi esperado dar ofertas voluntárias do melhor das suas habilidades.   

Da lista dos versículos do capítulo um, é fácil demonstrar que os conteúdos de todo dízimo registrado achado na Lei Mosaica só é dos proprietários de terras e donos de rebanho da terra de Israel. Isto era algo totalmente inesperado, contudo muito claro, a verdade sobre dizimar a qual um estudo da Bíblia com uma concordância exaustiva revela. Também, estranho como possa parecer, o dizimar Bíblico só era planejado para uma sociedade sustentada quase completamente  por colheitas agrícolas e rebanhos de animais.   

O próprio dízimo foi dividido em duas categorias—colheitas (Lev. 27:30) e animais (Lev. 27:32). A tradição judaica sugere até mesmo que os animais só fossem dizimados durante os festivais.    

A sociedade bíblica incluiu as ocupações seguintes: padeiros, fabricantes de vela, carpinteiros, fabricantes de vestes, trabalhadores de fazenda contratados, pastor contratado, criados, artesãos de jóia, pedreiros, artesãos de metal, músicos, pintores, fabricantes de perfumes, médicos, escultores, soldados, curtidor, professores e fabricantes de barraca.   

NENHUMA destas profissões ou produtos destas profissões é incluindo em qualquer lista de dízimos! Por que não? Estas fontes proveram muito do dinheiro para os principais impostos, taxas do templo, tributo a conquistadores estrangeiros e, naturalmente, ofertas voluntárias. É inconcebível pensar que Deus simplesmente esqueceu de incluí-los nas muitas listas de artigos a ser dizimado.   

Nós também temos que nos lembrar que a Lei Mosaica da 'primogenitura' forçaria todos, exceto o primeiro, numa família com quatro filhos a desocupar-se da terra dentro de 2-3 gerações  porque o primogênito ganhava uma porção dobrada da herança de terra (Deut. 21:17). Esses com lotes de terras muito pequenos para sustentar uma família teriam que vender a suas porções para o seu parente com a herança maior. Logo, eles trabalhariam como mãos contratadas dos seus parentes ou mudariam para cidade e colocariam um comércio. Por exemplo,  um lote de 1000 acre seria dividido por quatro filhos em lotes de 400; 200; 200; e 200 na primeira geração; 160; 80; 80; e 80 depois de duas gerações; 32; 16; 16; e 16 depois de três gerações. Assim, subdividindo continuamente a terra deveria manter a mesma relação terra-dízimo, mas reduziria seriamente a quantia de pessoas que pagariam dízimos da terra.   

Textos Sobre o Dízimo que Revelam suas Condições Limitadas

Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. ... No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR. Lv. 27:30, 32

Atribuir-se-vos-á a vossa oferta como se fosse cereal da eira e plenitude do lagar. Nm.18:27

Assim, também apresentareis ao SENHOR uma oferta de todos os vossos dízimos que receberdes dos filhos de Israel e deles dareis a oferta do SENHOR a Arão, o sacerdote. Nm. 18:28

Nas tuas cidades, não poderás comer o dízimo do teu cereal, nem do teu vinho, nem do teu azeite Dt.12:17
Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo. Dt.14:22

E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer o SENHOR, teu Deus, todos os dias. Dt.14:23

Quando acabares de separar todos os dízimos da tua messe no ano terceiro, que é o dos dízimos, então, os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas cidades e se fartem. Dt.26:12

Logo que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todo produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. 2 Cr. 31:5

Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas que foram consagradas ao SENHOR, seu Deus; e fizeram montões e montões. 2 Cr. 31:6

As primícias da nossa massa, as nossas ofertas, o fruto de toda árvore, o vinho e o azeite traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; os dízimos da nossa terra, aos levitas, pois a eles cumpre receber os dízimos em todas as cidades onde há lavoura. Ne. 10:37

e fizera para este uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios e os dízimos dos cereais, do vinho e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também contribuições para os sacerdotes. Ne. 13:5

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Ml. 3:10

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho... Mt. 23:23

Exemplos de Muitas Autoridades Que Concordam em Esta Definição de Dízimo

Anchor Bible Dictionary,   ‘dízimo, ' C. Early Judaism and Christianity, diz, “Considerando que os dízimos do AT se apliquem a produtos agrícolas específicos, a exegese rabínica e patrícia tende a incluir todos os produtos agrícolas, e eventualmente [muito depois] todas as formas de renda como sujeito ao dízimo”.

Alfred Edersheim: “E é notável, que a Lei parece considerar Israel  como pretendido ser só uma pessoa da agricultura—nenhuma contribuição era provida de comércio ou mercadoria. ” [13]

Fausset's Bible Dictionary (Dicionário Bíblico de Fausset): “O dízimo de todo o produto como também de rebanhos e gado pertenciam a Jeová”. [20]

Nelson's Ilustrated Bible Dictionary (O Dicionário Ilustrado da Bíblia, de Nelson): “A lei de Moisés prescreveu o dizimar em alguns detalhes. Levíticos 27:30-32 declarou que o dízimo da terra incluiria a semente da terra e a fruta da árvore. Além disso aos hebreus era exigido reservar todo décimo animal dos seus rebanhos ao Senhor….  Em nenhuma parte da Nova Aliança é expresso mandar os cristãos dizimar…” [56]

The New Catholic Encyclopedia (A Nova Enciclopédia Católica): “No Código Deuteronômico o dízimo está limitado a grão, vinho, e óleo (Deut. 12:6, 11, 17,; 14:22). Estes textos mais ou menos  comparam o dízimo com outros oferecimentos rituais e sacrifícios. ” [14]

The New Unger’s Bible Dictionary (O Novo Dicionário da Bíblia de Unger): “O décimo de todo o produto, rebanhos, e gado foi declarado ser sagrado a Jeová através de lei, como se alugasse a Ele que era, no sentido exato, o Dono da terra, em troca do produto da terra…. Embora a lei não especificou as várias frutas do campo e das árvores que seriam dizimadas, o Mishnah (Maaseroth 1.1) inclui   'tudo comestível, tudo que era
plantado ou crescia sobre a terra…. ' ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.