CONFERÊNCIA BÍBLICA DE 1919
Quatro anos após a
morte da Sra. White a Igreja
Adventista do Sétimo Dia reuniu teólogos, redatores, eruditos, professores numa
tentativa de chegar a um consenso sobre a validade do ministério de Ellen G.
White. Eles se reuniram na sede denominacional em Takoma Park, Washington,
D.C., durante uma conferência que duraria boa parte dos meses de julho e
agosto. Mais de 50 pessoas participaram. Eis os nomes e posições de alguns dos
mais destacados dentre eles:
Arthur G. Daniells, Presidente da Associação Geral
G. B. Thompson, Secretário de Campo da Associação
Geral
W. W. Prescott, Secretário de Campo da Associação Geral
C. S. Longacre, Secretário da Assoc. de Liberdade
Religiosa
F. M. Wilcox, Redator da Review and Herald
L. L. Caviness, Redator-associado da Review and Herald
W. E. Howell, Redator do Christian Educator
A. O. Tate, Redator de Signs of the Times
M. C. Wilcox, Editor de livros da Pacific Press
T. M. French, Diretor da Escola de Teologia do Emmanuel
Missionary College (atual Universidade Andrews)
W. H. Wakeham, Professor de Bíblia do Emmanuel Missionary
College (atual Universidade Andrews)
C. M. Sorenson, Professor de História do Emmanuel Missionary
College
M. E. Kern, Presidente do Seminário de Missões Estrangeiras
(atual Columbia Union College)
H. C. Lacey, Professor de Religião do Seminário de Missão
Estrangeira
C. L. Taylor, Chefe do Departmento de Bíblia do Canadian
Junior College
J. N. Anderson, professor de Bíblia no Washington Foreign
Mission Seminary
W. G. Wirth, Professor de Religião do Pacific Union College.
Em 30 de julho e 1o. de agosto as reuniões giraram
especialmente em torno de Ellen White como o “espírito de profecia”. Segundo
as atas oficiais, onze vezes durante aqueles dois dias os mais altos oficiais
da IASD pediram que se tomasse uma decisão oficial quanto a sua inspiração; e
onze vezes tal decisão foi evitada.
Ao término da Conferência, os dirigentes máximos do
adventismo do sétimo dia chegaram a um consenso em 11 questões-chave
concernentes ao ministério da Sra. White:
1. ELLEN WHITE NÃO ERA VERBALMENTE INSPIRADA.
A. G. Daniells: Assumo a posição de que NÃO SÃO
VERBALMENTE INSPIRADOS, e que foram aprimorados e postos em forma
gramatical apropriada por secretárias. . . . Não resolve nada que
alguém se levante e fale sobre a inspiração verbal dos Testemunhos, porque quem
quer que tenha visto o trabalho [de sua composição] sendo realizado sabe
melhor. . . .
F. M. Wilcox: Tenho sabido por longos anos a forma em
que as obras da Irmã White foram compostas e seus livros compilados. NUNCA
ACREDITEI NA INSPIRAÇÃO VERBAL DOS TESTEMUNHOS.
G. B. Thompson: Eles NÃO SÃO VERBALMENTE
INSPIRADOS, e sabemos disso, e que adianta ensinar que sejam?
2. ELLEN WHITE NÃO ERA INFALÍVEL COMO PESSOA:
A. G. Daniells: Agora, quanto à infalibilidade. . . .
Quando se toma a posição de que ela não era infalível, e que os seus escritos
não eram verbalmente inspirados, não ocorre uma chance para a manifestação do
humano?. . . E deveríamos nos surpreender quando SABEMOS QUE O INSTRUMENTO ERA
FALÍVEL, e que as verdades gerais, como ela diz, foram reveladas, e então NÃO
ESTAMOS PREPARADOS PARA VER ERROS?
3. ELLEN WHITE NÃO ERA INFALÍVEL EM SUAS INTERPRETAÇÕES DA
BÍBLIA:
C. L. Taylor: Queria pedir-lhe que discutisse conosco o
valor exegético dos Testemunhos. . . . São dignas de confiança as explicações
bíblicas que ela dá? . . .
A. G. Daniells: Pode dar-se que em algumas questões bem
críticas venham A OCORRER ALGUMAS DIFICULDADES.
4. ELLEN WHITE NÃO É UMA AUTORIDADE EM QUE TRADUÇÃO BÍBLICA
EMPREGAR:
A. G. Daniells: NÃO CREIO que a Irmã White
desejava absolutamente estabelecer a certeza de uma tradução. Não creio que ela
tinha isso em mente, ou tinha qualquer coisa a ver com o apor seu selo de
aprovação sobre a versão autorizada ou sobre a versão revisada quando as
citava.
5. ELLEN WHITE NÃO É PRECISA EM HISTÓRIA NEM NO CUMPRIMENTO
DE PROFECIAS BÍBLICAS;
A. G. Daniells: Nunca fui a seus escritos para obter a
história que encontro em outros escritos como declaração histórica positiva
concernente ao cumprimento de profecia. . . .SOMOS ADVERTIDOS QUANTO A EMPREGAR
A IRMÃ WHITE COMO HISTORIADORA. Ela nunca reivindicou sê-lo. Fomos advertidos
quanto a colocar declarações encontradas em seus escritos contra vários relatos
históricos baseados em fatos.. . .
H. C. Lacey: . . . E não é a prova final do espírito de
profecia seu valor espiritual, antes que sua exatidão histórica?
A. G. Daniells: Sim, penso que sim.
6. ELLEN WHITE NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA ESTABELECER
CONTROVÉRSIAS QUE SURGEM DE DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DE TEXTOS BÍBLICOS:
W. W. Prescott. Alguns dos irmãos aqui se recordam
muito bem de uma séria controvérsia sobre a interpretação do oitavo capítulo de
Daniel, e houve alguns dos irmãos que tomaram posição contra o que foi chamado
de “nova opinião”, e tomavam os escritos dela para defenderem o seu ponto de
vista. ELA ESCREVEU ÀQUELES IRMÃOS INSTRUINDO-OS A NÃO SE VALEREM DOS SEUS
ESCRITOS A FIM DE RESOLVEREM AQUELA CONTROVÉRSIA.
J. N. Anderson: A que ponto tomaria essa palavra da
Irmã White como uma declaração geral sobre os seus escritos?
A. G. Daniells: Penso que isso foi específico para
aquele caso, MAS CREIO QUE DEVEMOS USAR O MESMO JUÍZO QUANTO À UTILIZAÇÃO
DE SEUS ESCRITOS EM OUTROS CASOS.
7. As mensagens de saúde de Ellen White não são regulamentos
aplicáveis a todos em todas as situações:
A. G. Daniells. É bem sabido a partir dos próprios
escritos e de contatos pessoais com a Irmã White, e pelo senso comum, que em
viagens e em conhecimento de diferentes partes do mundo, que a instrução
apresentada nos TESTEMUNHOS NUNCA TEVE A INTENÇÃO DE SER UM REGULAMENTO
INTEGRAL E UNIVERSAL PARA O COMER E BEBER DAS PESSOAS. . . .
8. ELLEN WHITE COPIOU DE OUTROS AUTORES SEM DAR-LHES CRÉDITO
ENQUANTO REINVIDICAVA SER INSPIRADA POR DEUS:
A. G. Daniells: Agora sabem algo a respeito daquele
livrinho, The Life of Paul [A Vida de Paulo]. Vocês estão a par da dificuldade
que tivemos com relação a ele. JAMAIS PODERÍAMOS REIVINDICAR INSPIRAÇÃO NO
PENSAMENTO INTEGRAL E COMPOSIÇÃO DO LIVRO, PORQUE FOI POSTO DE LADO, EM VISTA
DE TER SIDO PREPARADO DESCUIDADAMENTE. CRÉDITOS NÃO FORAM ATRIBUÍDOS A
AUTORIDADES APROPRIADAS, E ALGUMA COISA INTRODUZIU-SE NO CONFLITO DOS SÉCULOS.
. . . Suponho que todos saibam de como acusações foram levantadas contra ela,
alegações de plagiarismo, mesmo pelos autores da obra, Conybeare and Howson, e
estavam a ponto de trazer problemas para a denominação POR HAVER GRANDES
PORÇÕES DO LIVRO DELES INTRODUZIDAS no The Life of Paul sem quaisquer
créditos ou aspas. . . . Descobri o fato, e li-o com o Irmão Palmer
quando ele o encontrou; apanhamos Conybeare and Howson, e o História da Reforma
de Wylie, e lemos palavra por palavra, página após página, e nenhuma citação,
nenhum crédito, e realmente EU NÃO SABIA A DIFERENÇA ATÉ QUE COMECEI A
COMPARÁ-LOS. EU SUPUNHA QUE ERA OBRA DA PRÓPRIA IRMÃ WHITE! . . . Ali
eu vi a manifestação do humano nesses escritos. Logicamente, eu poderia ter
dito isso, e realmente o fiz, que desejaria que um rumo diferente fosse dado à
compilação dos livros. SE CUIDADO APROPRIADO TIVESSE SIDO EXERCIDO MUITAS
PESSOAS TERIAM SIDO POUPADAS DE SEREM LANÇADAS FORA DO CAMINHO.
W. W. Prescott: Não desejo acusar ninguém. Mas CREIO
QUE GRANDES ERROS FORAM COMETIDOS DESSE MODO. . . . Quando conversei
com W. C. White a respeito do assunto (e não imagino que ele seja uma
autoridade infalível) ele me disse com franqueza que QUANDO PREPARARAM O
GRANDE CONFLITO, SE NÃO ENCONTRAVAM EM SEUS ESCRITOS ALGO EM CERTOS CAPÍTULOS
PARA REALIZAR AS CONEXÕES HISTÓRICAS, TOMAVAM OUTROS LIVROS, como Daniel e
Apocalipse, e usavam porções deles; E ÀS VEZES SUAS SECRETÁRIAS, E OUTRAS
VEZES ELA PRÓPRIA, PREPARAVAM UM CAPÍTULO QUE PREENCHESSE O ESPAÇO.
9. A INSPIRAÇÃO DIVINA DE ELLEN WHITE É QUESTIONÁVEL:
F. M. Wilcox: Gostaria de perguntar, Irmão Daniells, se
se poderia admitir, como um tipo de regra, QUE A IRMÃ WHITE PODERIA ESTAR
ERRADA EM DETALHES, mas em praxe e instrução geral ela era uma autoridade. . .
. Parece-me que eu teria de aceitar o que ela declara em algumas dessas
políticas gerais ou teria de descartar tudo o mais. Ou o Senhor falou mediante
ela ou não. . .; e se é uma questão de decidir em meu próprio juízo se Ele o
fez ou não, então CONSIDERO OS SEUS LIVROS NA MESMA CATEGORIA DE TODOS OS
DEMAIS LIVROS PUBLICADOS. Creio ser uma coisa para um homem estultificar
sua consciência, e é outra coisa estultificar o seu julgamento. Uma coisa para
mim é pôr de parte minha consciência, e outra coisa é mudar meu julgamento a
respeito de algumas posições que eu sustento.
A. G. Daniells: Não criamos essa dificuldade,
criamos? NÓS, HOMENS DA ASSOCIAÇÃO GERAL, NÃO CRIAMOS ISSO, POIS NÃO
FIZEMOS A REVISÃO. Não tivemos parte nisso. Nada tivemos a ver com isso. TUDO
FOI FEITO SOB A SUPERVISÃO DELA. SE HÁ UMA DIFICULDADE AÍ, ELA A CRIOU, NÃO FOI?
10. SE OS ESCRITOS DE ELLEN WHITE TINHAM DE SER CORRIGIDOS,
COMO PODE ELA REIVINDICAR QUE O RESTANTE DE SUA OBRA FOI INSPIRADA?
W. W. Prescott: Eis a minha dificuldade. Eu passei por
isso e sugeri mudanças que deveriam ser feitas a fim de corrigir declarações.
Essas alterações foram aceitas. Minha dificuldade pessoal será reter a fé
nessas coisas com que não posso lidar nessa base”. . . . SE CORRIGIMOS
ISSO AQUI E CORRIGIMOS ALI, COMO IREMOS FICAR FIRMES COM ISSO EM OUTROS LUGARES?
11. SE A IGREJA TIVESSE FALADO A VERDADE A RESPEITO DE ELLEN
WHITE NÃO ESTARIA AGORA DEFRONTANDO AS DIFICULDADES QUE TEM PELA FRENTE.
G. B. Thompson: Creio que estamos nesse impasse devido
a uma educação
errada que nosso povo obteve.
[Voz: Isso é verdade.] SE SEMPRE TIVÉSSEMOS ENSINADO A VERDADE SOBRE ESTA
QUESTÃO, NÃO TERÍAMOS NENHUM PROBLEMA OU CHOQUE NA DENOMINAÇÃO AGORA. MAS
O CHOQUE SE DÁ PORQUE NÃO ENSINAMOS A VERDADE. . .
DOCUMENTOS GUARDADOS A SETE CHAVES
Após abordar cada uma dessas questões e chegar a um acordo
não oficial a respeito, o Presidente da Assoc. Geral, A. G. Daniells, solicitou
que as atas oficiais de suas discussões ficassem TRANCADAS PELOS PRÓXIMOS
50 ANOS. A melhor oportunidade para que a liderança da igreja comunicasse “a
verdade” sobre Ellen G. White à comunidade adventista havia passado.
Os registros oficiais da Conferência Bíblica de 1919 foram
arquivado num cofre da sede da Assoc. Geral até dezembro de 1974, quando o Dr.
F. Donald Yost que ali trabalha, os descobriu embrulhados em papel num cofre.
Os pacotes continham cerca de 2.400 páginas datilografadas, transcritas das
anotações estenográficas tomadas durante as reuniões. Trechos relevantes foram
publicados em Spectrum, Volume 10, No. 1.
VEJA
AGORA O QUE A PRÓPRIA SRA. WHITE ESCREVEU:
"Minhas visões foram escritas INDEPENDENTEMENTE DE
LIVROS E OPINIÕES DE OUTROS. (Manuscrito
27 de 1867. Extraído de “Ellen G. White-Mensageira da Igreja Remanescente” ,
Pg. 35, de autoria de seu neto Arthur L. White).
"Se bem que eu dependa tanto do Espírito do Senhor ao
escrever minhas visões como quando as recebo, TODAVIA AS PALAVRAS QUE
EMPREGO SÃO MINHAS PRÓPRIAS, a não ser que sejam as que foram proferidas por um
anjo, as quais ponho sempre entre aspas." (Review and Herald, 8/10/1867.
Extraído de “Ellen G. White-Mensageira da Igreja Remanescente” , Pg 29).
"A Bíblia deve ser o vosso conselheiro. Estudai-a
e os Testemunhos que Deus tem dado; pois ELES NUNCA CONTRADIZEM SUA
PALAVRA." (Carta 106, 1907). Mensagens Escolhidas vol. 3 pg.32
"Se os Testemunhos não falarem de acordo com a Palavra
de Deus, REJEITAI-OS. Cristo e Belial não se unem." (Testimonies,
vol. 5, pág. 691).
Diante dos fatos apresentados, tire você mesmo as suas
conclusões!!!!!
Fonte: http://abibliafontedeverdade.blogspot.com.br/
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