Cristo, o bode, azazel, o diabo e os
Adventistas do Sétimo Dia

“O
exame cuidadoso de Levítico 16 revela que Azazel representa Satanás, e não
Cristo, conforme alguns têm imaginado.”
Os
adventistas insistem que tal castigo de nossos pecados lançados sobre
Satanás não é expiatório, mas punitivo. Isso não muda em nada a
questão. Pois foi Cristo que foi punido pelos pecados de Seu
povo, somente assim proporcionando a expiação (Is 53.5).
Vejamos
as três razões apresentadas pelos eruditos adventistas, intercalando com nossas
objeções:
Os
argumentos que apoiam esta interpretação, são: “(1) o bode emissário não era
morto como sacrifício, e assim não poderia ser usado como um meio para trazer o
perdão, uma vez que ‘sem derramamento de sangue, não há remissão’ (Heb. 9:22);
RESPOSTA:
Esse bode morreria no deserto, levando a iniquidade do povo de Deus. A Bíblia
diz que o envio para o deserto seria“para fazer
expiação” (Lv 16.10). O sofrimento no deserto seria uma punição dos
pecados do povo do Senhor. Devemos lembrar que Cristo não apenas morreu pelos
pecados, mas sofreu a punição de nossos pecados. Os dois bodes foram
escolhidos para prefigurar isso. Sofrimento e morte do Senhor Jesus.
Em
uma nota o Nisto Cremos faz uma pergunta imprudente:
“Se
Azazel representa Satanás, como podem as Escrituras (Lev. 16:10) conectá-lo com
a expiação?”
Se
a pergunta fosse feita com base na Bíblia, e não apenas em opiniões humanas de
teólogos, ou de possível tradução, teríamos a seguinte conclusão: Se tal bode
está ligado à expiação, logo ele não é figura do diabo!
(2)
o santuário era inteiramente purificado pelo sangue do bode do
Senhor antes que o bode emissário fosse introduzido no ritual (Lev.
16:20);
RESPOSTA:
Essa prova é arbitrária. Se é que pelo menos é prova para alguma coisa. Após o
envio do bode ao deserto, Arão ainda devia fazer ofertas pelos
pecados (veja Lv 16.23,24,25,26). Mas eu acho que isso dito pelos
teólogos adventistas é gratuito. Ler o versículo seguinte (16.21) leva a uma
cena interessante. O evento não terminou. O sacerdote acabou de matar um dos
bodes e agora ele vira-se para o bode vivo e coloca as mãos em sua cabeça e ‘confessa’ os
pecados de Israel sobre ele!
(3)
a passagem trata o bode emissário como um ser pessoal que é o oposto, e se
opõe, a Deus (Lev. 16:8 diz, literalmente: ‘Um para o Senhor, o outro para
Azazel’).
RESPOSTA:
Isso está acarretando conceitos preconcebidos. ‘SE OPÕE’ a Deus parece ser um
exagero. Mas o que o texto está dizendo simplesmente é: um bode será
sacrificado e outro será levado para o deserto.
Este
último apresenta alguns argumentos que no máximo provariam que Azazel em
Levítico 16 trata-se de algum símbolo do mal.
ADVENTISTAS!
O texto diz que o bode foi levado ‘para’ Azazel, e não que era Azazel!
Veja que os eruditos adventistas, e Ellen White, fazem uma mistura de quem
era o bode com para quem era o bode!
Por
isso a conclusão do Nisto Cremos é precipitada:
“Portanto,
na compreensão da parábola do santuário, é mais coerente ver o bode do Senhor
como símbolo de Cristo e o bode emissário – Azazel – como símbolo de
Satanás.”
Um
entendimento melhor desse assunto pode ser percebido em Isaías
Por
último, devemos lembrar que a exposição inspirada sobre a expiação é a carta
aos Hebreus. Em momento algum o autor da carta sequer insinuou tal conceito
sobre a obra de Cristo. Visto que o bode emissário é tão importante no
principal dia de expiação de Israel, seria uma omissão muito estranha. O
autor dessa carta é o que mais fez uso do VT nos escritos do NT.
Visto
que ali apenas Cristo foi prefigurado, o autor inspirado concentrou-se no único
significado do Dia da expiação – A suficiente morte
expiatória de Cristo pela igreja!
Esse
absurdo doutrinário tem levado alguns críticos a dizerem que os Adventistas
consideram o diabo co-redentor! Acredito que seja uma conclusão correta, mas
não que seja a intenção Adventista dizer isso, muito menos crer nisso. Mas se
essa é uma conclusão inevitável, eles deveriam abandonar essa interpretação. O
que jamais farão tendo em vista que tal ensino foi codificado por Ellen White.
Infelizmente, o Nisto Cremos chega dizer que tal punição no diabo faz
parte da expiação!
Aviso: senhores adventistas, favor colocar seu nome quando comentar alguma postagem.Não tenham medo dos vossos pastores, pois eles também acessam este site. Não fiquem no anonimato; os tímidos e covardes não herdarão o reino de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.